Como parte dos 50 anos da Escola de Comunicações e Artes da USP, a Escola promove nos dias 25 e 26 de agosto o Seminário Cinquenta anos de Trajetória e Contribuição às Áreas de Estudos, sobre a história do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Ao longo do ano, outros departamentos da Escola farão seminários específicos sobre as suas respectivas áreas de atuação. A proposta é integrar a Escola com a comunidade USP e a sociedade e, ao mesmo tempo, debater os grandes temas contemporâneos dos campos das Artes, da Comunicação, Informação e Cultura e a responsabilidade da ECA frente às novas demandas sociais.

 

A programação conta com duas conferências: na abertura, por Danilo Miranda, diretor do SESC-SP, e no encerramento, pelo professor José Ignacio Aguaded Gómez, da Universidad de Huelva, UHU, Espanha, com o tema “Perspectivas acadêmicas na formação de um novo perfil profissional: o educomunicador”. Haverá também debates e mesas redondas com professores do Departamento de diferentes épocas que irão destacar sua trajetória de estudos e pesquisas, além de discutir a relação entre comunicação/educação/artes e sua contribuição para uma proposta e criação de uma prática inovadora de pesquisa, ensino e de políticas públicas.

 

Até o início dos anos de 1990, o Departamento de Comunicações e Artes (CCA) respondeu pela formação básica de todos os alunos da Escola, oferecendo as disciplinas curriculares de fundamentação teórica. Com a reforma curricular de 1993-1994, o CCA passou a diversificar sua área de atuação: intensificou a pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação, consolidou cursos de formação, no nível da especialização e da extensão e criou a revista Comunicação & Educação. Atendeu, no período, a aproximadamente 30 mil pessoas em projetos de extensão presenciais e à distância, vinculados especialmente à área da educação comunicativa.

 

Atualmente, o CCA oferece o curso de graduação em Educomunicação, iniciado em 2011, além de 13 disciplinas obrigatórias para os cursos de Biblioteconomia, Editoração, Publicidade, Relações Públicas, Turismo e Design (FAU-USP). Também ministra disciplinas optativas para todos os cursos da USP, atendendo uma média de 1.300 alunos a cada semestre. Na pós-graduação, integra três diferentes programas, nas áreas da comunicação e das artes, além de manter dez centros de pesquisa.

 

Serviço:

Departamento de Comunicações e Artes: Seminário Cinquenta anos de Trajetória e Contribuição às Áreas de Estudos

Data:  25 e 26 de agosto de 2016

Local:  Escola de Comunicações e Artes da USP, Prédio Central, Auditório Paulo Emílio

Endereço: Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo-SP

Informações no site: www.eca.usp.br