Portaria garante benefício para professores e auxiliares dos Centros de Educação Infantil

 

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicou neste mês uma portaria que assegura aos professores de educação infantil e aos auxiliares de desenvolvimento infantil um intervalo de quinze minutos em suas jornadas diárias, desde que garantam o atendimento ininterrupto às crianças. Segundo a secretaria, o intervalo vai beneficia4r 12.090 professores e 233 auxiliares que atuam na rede direta, que são os CEIs (Centros de Educação Infantil).

 

Cada unidade educacional deverá elaborar um plano específico integrado ao seu projeto político-pedagógico. Durante o período do intervalo, as crianças deverão estar sob a responsabilidade de outro profissional da educação, e nas unidades onde há dois ou mais agrupamentos no mesmo espaço, o intervalo poderá ocorrer em sistema de rodízio entre os profissionais. O intervalo fazia parte das reivindicações da categoria infantil, já que os profissionais da rede cumprem jornada básica de 30 horas semanais de trabalho, sendo 25 horas em regência e cinco horas em atividade e precisam de um período para suprir necessidades básicas, como a higienização e a alimentação.

 

O sindicato defende o fim do rodízio de classes e a redução na proporção de quatro alunos por sala de aula para cada aluno com necessidades especiais. Destaca ainda que há falta de materiais para a higiene das crianças e as escolas não estão preparadas estruturalmente para dar suporte aos alunos com deficiência.

 

Secom/CPP