Segundo indicadores divulgados nesta segunda-feira, 2, pelo Ministério da Educação (MEC), 71,5% das graduações privadas receberam nota satisfatória no indicador do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2012. Entre as instituições públicas, o percentual foi de 72,2%.
São consideradas positivas as notas 3, 4 e 5, e os resultados mostram que as instituições privadas tiveram resultado próximo ao das instituições públicas. Há três anos, havia distância significativa entre elas.
Entretanto, os cursos de excelência, com nota máxima (5), continuam concentrados em instituições públicas, que, em geral, possuem desempenho superior em relação às privadas, conforme avaliação do ministro da educação, Aloizio Mercadante.
O CPC considera o desempenho dos estudantes no Enade, a infraestrutura do curso e a formação do corpo docente. As notas variam entre 1 e 5.
O MEC divulgou ainda a nota de cursos de humanas. Um mesmo grupo de graduação é avaliado a cada três anos. Foi divulgado também o Índice Geral de Cursos das instituições avaliadas, medido por meio da média do CPC, além do conceito Capes, que avalia os cursos de pós-graduação stricto-sensu.
SECOM/CPP