Entidade defende garantias constitucionais de financiamento da educação paulista
O Centro do Professorado Paulista (CPP) encaminhou nesta quinta-feira (30), a todos os 94 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nota pública em repúdio à proposta do governo que pretende reduzir o percentual da receita proveniente dos impostos destinado à Educação. A entidade entende que a medida é prejudicial aos direitos educacionais das crianças jovens e adultos, estudantes de escolas públicas, e dos profissionais responsáveis pelo bom funcionamento da rede estadual de ensino, das universidades e das instituições públicas de educação profissional.
Acesse aqui a Nota Pública do CPP na íntegra
Na nota pública, o CPP enfatiza que “a rede estadual de ensino padece de deficiências em sua infraestrutura, seus recursos materiais e tecnológicos têm se mostrado insuficientes, a qualidade do ensino se encontra estagnada, escolas estão inseguras, sobram alunos nas salas de aula enquanto há falta de professores e demais profissionais da Educação, permanentemente oprimidos por baixas condições de trabalho e salário além de uma carreira que não promove sua valorização”.
“Diante desse quadro, não há que se cogitar em rebaixar as garantias constitucionais de financiamento da educação. Tampouco é admissível justificar a supressão de recursos do ensino público para suprir deficiências no atendimento à saúde. Ambos são serviços essenciais e é inaceitável colocá-los como concorrentes”, prossegue o texto.