Segundo auditoria especial do Tribunal de Contas da União (TCU) o ensino médio brasileiro tem um déficit de 32,7 mil professores. O problema é especialmente focado na área de exatas, onde a carência é expressiva., com mais de 9 mil docentes, apenas em Física.
Entretanto, as redes têm 46 mil docentes sem formação específica, que poderiam ser capacitados, e 61 mil fora das salas de aula, cedidos para áreas administrativas. O estudo foi realizado pelos Tribunais de Contas de 24 Estados e do Distrito Federal.
Roraima e São Paulo, não aceitaram participar da auditoria. A análise afirma que o déficit de professores encontrado pode ser ainda maior uma vez que foram feitas algumas simplificações nos cálculos para evitar superdimensionamento – por exemplo, professores que dão aulas em duas disciplinas foram registrados como dois docentes. Importante ressaltar que a apuração encontrou um número elevado de contratos temporários.
Secom/CPP
Eu sou professora de ciências e matemática, mas eu jamais pegaria aula de matemática porque o governo sobrecarrega estes professores com várias provas externas durante o ano, correções ,preenchimento de planilhas,etc…prefiro pegar aulas de química na minha jornada suplementar.