Um rigoroso levantamento feito pelo jornal Diário de São Paulo em 12 dos 45 CEUs (Centros Educacionais Unificados) instalados na cidade revela que há um certo descaso com o dinheiro público na gestão das escolas que foram apresentadas em 2003 pela então prefeita Marta Suplicy como um modelo de excelência da administração petista. Uma década depois, de novo  com a cidade sob o comando de um prefeito ligado ao PT, não resta dúvida que a estrutura física das unidades e o sistema educacional dos CEUs estão acima da média das escolas municipais tradicionais. O problema é que nem tudo funciona como deveria, especialmente no tocante à manutenção das instalações e aos serviços de limpeza.

 

É bem verdade que os problemas identificados pela reportagem não impedem o funcionamento da escola, mas demonstram um certo desleixo, que depõe contra a o sistema. As áreas externas, quase sempre dedicadas à prática de esportes, são as mais afetadas pela ação do tempo e falta de manutenção. Campos esburacados, traves quebradas, redes velhas, tabelas de basquete incompletas aparecem com frequência na lista de itens mal avaliados. Menos mal é que a Prefeitura tenha prometido reparos antes que as aulas acabem.

 

Também a questão da segurança dentro e fora dos prédios merece atenção especial por parte do poder público. Não se pode tolerar que alunos ou frequentadores dos CEUs usem o espaço para o consumo de drogas, como a reportagem flagrou, em plena luz do dia, na unidade de São Matheus, na Zona Leste. Ali, um grupo de jovens fumava maconha na pista de skate, a poucos metros de crianças que jogavam bola na quadra, sem ser incomodado pelos seguranças.

 

Se não foi um descuido operacional dos agentes, a omissão pode ter sido conivência. Nos dois casos, é preciso que a Secretaria Municipal de Educação atue com rigor para identificar o problema e punir os responsáveis pela falha. O que não se pode permitir é que num local tratado pela administração municipal como uma ilha de excelência no sistema educacional perdurem esses maus exemplos.

 

Editorial do jornal Diário de São Paulo

SECOM/CPP