O Educandário Dos Anjos, localizado no 5° pior bairro para viver na cidade, prepara alunos para concorrer nos vestibulares

A educação é a chave para o desenvolvimento social e, principalmente, pela diminuição das desigualdades. E o que se observa, sobretudo na região periférica do extremo da Zona Leste, no distrito Iguatemi, que ocupa a posição de número 5 de pior bairro para viver na cidade de São Paulo, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é que a educação, em vez de ser redentora, reproduz fielmente as desigualdades que prejudicam a parcela mais vulnerável da sociedade.

Nesta avaliação, que compara indicadores de alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros, a região Iguatemi, que tem 127.662 habitantes, segundo projeção populacional da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), fica atrás apenas dos distritos de Jardim Ângela, Parelheiros, Lajeado e Marsilac.

Lá, onde a renda das famílias é mais baixa e os índices de violência mais altos, enquanto muitas escolas enfrentam cada vez mais dificuldades para atrair alunos e manter professores, o Educandário Dos Anjos, que conta com mais de 500 matriculados, passa a oferecer, a partir do primeiro semestre de 2023, uma educação de primeiro mundo por meio do Sistema Etapa, que superou a marca de mil aprovações em universidades do exterior, desde que começou a preparar os estudantes para os processos seletivos em 2000.

De forma democrática, dedicada e acolhedora, o Colégio tem a percepção de que a educação é sim importante em todas as partes do mundo, mas defende que na periferia ela precisa ser tratada com primazia. Sendo assim, a qualidade pedagógica é colocada acima de tudo, com prioridade total em educar e preparar os alunos para o futuro.

Sabendo desta realidade, a mantenedora do colégio, Joelma Augusta, ressalta que os alunos vão receber o melhor ensino que a periferia pode ter, por um valor justo para as famílias, de acordo com a realidade que vivem. ‘’Além deste presente, que contribuirá e muito para a formação dos nossos alunos e professores, os profissionais do Educandário Dos Anjos já estão sendo treinados pelo sistema, tudo isso para oferecer o que há de melhor na educação’’.