Todos os anos as escolas brasileiras têm um compromisso com uma ferramenta fundamental para a coleta de dados das redes pública e privada no Brasil, o Educacenso. Com ele é possível ter diversas informações e dados estatísticos de todas as etapas de ensino, da educação infantil ao ensino médio e também do ensino profissionalizante. Além disso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos. As escolas têm até o próximo dia 31 para enviar os dados.
No entanto, o volume de informações a ser enviado é sempre muito grande, o que por vezes causa dificuldades às escolas que não possuem seus processos totalmente organizados. Junte a isso as plataformas de cadastros destes dados e qualquer descuido por parte do gestor escolar torna a instituição propensa a falhas, envio de informações conflitantes e retrabalho.
– Para auxiliar as escolas nesta missão, os criadores do EVN (Escola Via Net), sistema de gestão escolar líder no mercado nacional, separaram sete dicas que podem ajudar muito no envio de dados pelo site do Educacenso. Confira.
– Já deixe pronta uma listagem com todas as informações de infraestrutura da escola, como a quantidade de salas, os eletroeletrônicos e outros equipamentos. Isso facilitará na hora de replicar a informação para o site do Inep, além de garantir que você não se esqueça de informar alguma coisa.
– Pesquise seus professores pelo CPF no site da Receita Federal e use as informações que estão lá. O Inep só considera como informação válida as que estão registradas na Receita Federal e informações divergentes podem tornar o cadastro de seus professores inválido.
– Comece o preenchimento de endereço sempre pelo CEP, pois se você não tiver essa informação, não compensa cadastrar nenhuma outra de endereço, como logradouro, número ou bairro, pois serão desconsiderados se o CEP não for considerado válido.
– Se você tem um sistema de gestão escolar, pode fazer o envio automaticamente por ele. Essa funcionalidade do sistema de gestão traz bastante agilidade ao processo de envio das informações, pois elas não precisam ser replicadas manualmente.
– No caso de cadastros de alunos que aparecem duplicados no envio, é importante que a escola onde o aluno esteja estudando oficialmente entre em contato com a outra instituição de ensino para que as informações sejam corrigidas e a escola em que realmente o aluno esteja matriculado possa receber a verba referente ao mesmo.
– Se a escola tem uma “turma mãe”, com subturmas de integral, matutino e vespertino, você poderá informar apenas um período para essa turma. Então, o ideal é que se criem turmas distintas, uma para cada turno, com professores alocados, horários determinados e alunos informados.
– Se você estiver migrando por sistema ou manualmente, lembre-se sempre de conferir os dados e, se houver algum erro, corrigir antes do envio oficial, pois a responsabilidade pela veracidade e integridade dessas informações cadastradas é sempre do diretor da escola.
Além disto, é importante sempre estar alinhado aos processos das respectivas Secretarias de Educação, Municipal e Estadual. Elas são responsáveis pelo acompanhamento e confirmação do recebimento dos dados no Ministério da Educação. Após o envio final das informações, as escolas terão 30 dias para fazer a conferência de todos os dados enviados e, se necessário, realizar as retificações.
A divulgação geral dos resultados do censo acontece em maio de 2017.