Quem tiver interessado em dar aulas nas Escolas Técnicas (Etecs) e nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais podem se inscrever no concurso público do Centro Paula Souza. Serão contratados 2.368 professores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em empregos públicos permanentes.

No total, está prevista a contratação de 1.969 professores para Etecs e 399 para Fatecs em todo o Estado de São Paulo. Cada unidade será responsável pela realização do seu próprio concurso. Os editais serão divulgados (ainda sem previsão de data) no Diário Oficial e na área de concursos públicos dos sites do CPS e do Governo de São Paulo.

As contratações vão substituir admissões atualmente feitas em caráter excepcional e por prazo determinado.  A mudança, além de liberar as unidades de refazerem seleções de tempos em tempos, fortalece os vínculos profissionais, uma vez que os professores passam a ter uma carreira a percorrer e poderão desenvolver projetos a longo prazo. Os estudantes serão os maiores beneficiados.

Atualmente, para ser professor nas Etecs é preciso ter graduação e licenciatura. O salário varia de acordo com as horas de trabalho, definidas na escolha de aulas. Um docente com jornada de 34 horas semanais, incluindo 30% de hora-atividade, recebe R$ 3.900 por mês. Nas Fatecs, é preciso ter especialização, mestrado ou doutorado. O salário do professor com carga de 29,5 horas semanais é de R$ 6.600, incluindo descanso remunerado e 50% de hora-atividade.