Minicurso gratuíto: 30 de outubro
O povo negro e a importância da educação para mudar a história
A luta contra o racismo estrutural vem se mostrando cada vez mais presente ao redor do mundo. Para ajudar na busca das melhores soluções para este desafio, o Grupo de Estudos Afropedagógicos Sankofa – GEAPS, em parceria com a DiverX e a SEDA College Online, anunciam o Circuito Formativo, evento gratuito e online que irá promover encontros formativos sobre as vivências históricas do racismo estrutural sofridas pelo povo negro e a importância da educação para mudar essa história.
O programa denominado “Letramento Racial, Diversidade, Pluralismo e Educação no Mundo Contemporâneo” contará com um minicurso com duração de três horas e mais quatro encontros semanais com duas horas de duração cada, transmitidos pelo YouTube.
O minicurso será transmitido no dia 30 de outubro às 08:30h, com o tema: “Que África levar para a sala de aula? ”. Os encontros semanais começaram a ser transmitidos nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro, às 19h. Cada encontro formativo abordará temas diversificados voltados para a promoção de uma educação antirracista e para a potencialização do agir coletivamente frente ao racismo estrutural reproduzido institucionalmente.
O último dia de encontro será um dos mais especiais, pois os participantes poderão conhecer os fundamentos que motivaram a criação do GEAPS, a necessidade de construirmos uma Consciência Reparativa e Subversão Coletiva para alcançarmos estratégias de luta contra a necroeducação. Ocorrerá na sequência o lançamento do livro organizado pelo GEAPS.
Todos os conteúdos compartilhados, segundo Fidelainy Sousa, CEO da DiverX, terão um papel fundamental para abrir diálogos inovadores, parcerias e alinhamentos para ações coletivas. “Será um momento de aprendizado e compartilhamentos entre os segmentos sociais participantes, que poderão se transformar em possibilidades inovadoras”, afirma.
Diante de um tema tão importante na contemporaneidade, as expectativas são que todo esse conteúdo estimule o pensamento crítico sobre a luta do povo negro e a importância de promover o letramento racial. “Participar deste evento é ajudar a reconstruir o Brasil, trazendo à tona um tema de profunda urgência para que a igualdade de oportunidades possa acontecer via ações afirmativas”, finaliza Tiago Mascarenhas, CEO do Grupo Educacional SEDA.
Serviço:
Circuito Formativo
Minicurso: 30 de outubro às 08:30h
Sobre o Grupo Educacional SEDA:
Fundado em 2009, o Grupo Educacional SEDA é uma holding composta por duas unidades de negócios: SEDA College (que inclui uma escola de idiomas eleita por três anos consecutivos como a melhor da Irlanda, além das marcas SEDA Intercâmbios e Skill Lab) e SEDA College Online (que inclui as marcas StarHire 365 e Pathway). A empresa se destaca pela forte atuação no mercado de educação para tecnologia e idiomas, dentro e fora do Brasil.