Atualizado em 31 outubro, 2023 às 13:21

Foto: Gabriel Rosa

A noite desta quinta-feira (26) foi de celebração da democracia e do jornalismo no Teatro Áureo Cruz, na Sede Central do CPP. O local foi palco do lançamento do livro “Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo”, do jornalista Fernando Mitre, carinhosamente chamado pelos presentes de “Senhor Debate”.

A obra, de 312 páginas, editada pela Letra Selvagem e Kotter Editorial (adquira aqui o seu exemplar), traz histórias dos embates eleitorais televisivos que o autor, como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, criou e acompanhou in loco, a começar pelos primeiros debates presidenciais, desde a redemocratização do país, na década de 1980.

No evento, que começou com uma saudação da presidente do CPP, professora Loretana Paolieri Pancera, o público foi ainda presenteado com um vídeo editado com os principais trechos dos debates promovidos desde então pela Band, com bastidores do livro contados pelo autor e ainda com uma mesa de debates, além da sessão de autógrafos e fotos ao final.

Além da professora Loretana e de Mitre, participaram da mesa o cientista político Fernando Schüler e os jornalistas Luis Nassif, José Nêumanne Pinto e Sérgio Dávila. A conversa teve mediação do também jornalista Boris Casoy.

“É uma honra receber tão seleto público na nossa casa, o lar do professor, para um evento de tamanha magnitude. Parabenizo, em nome do CPP, o Fernando Mitre, pela trajetória no jornalismo brasileiro, pela contribuição à história e à democracia do país e pelo brilhante livro”, salientou a professora Loretana Paolieri Pancera.

“Nós fizemos (na Band) mais de cinquenta debates, e eu participei ou produzi quase todos eles. Tive a oportunidade de fazer o primeiro debate presidencial (em 1989). E, depois fizemos outros três debates seguidos, e isso marcou definitivamente a história da política brasileira. Depois de 20 anos de ditadura, aquilo marcou a reabertura democrática”, complementou Mitre.

Veja abaixo algumas imagens do evento: