Em harmonia com as iniciativas do CPP – Concurso Infantojuvenil “Você e o CPP na Copa” e projeto “No Meu Time só Tem Craque” – o futebol virou tema de estudo em salas de aula de todo o país. Nas cidades-sede do torneio, por exemplo, as redes municipais de educação já firmaram parceria com a Federação Internacional do Futebol (Fifa) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para dois projetos que incluem o esporte na grade curricular.

 

Na capital do Paraná, Curitiba, o projeto “Fifa 11 pela Saúde” foi criado em agosto como piloto para as outras 11 cidades-sede. Nele, 32 educadores receberam treinamento de cinco dias sobre como aproveitar o futebol para ensinar saúde e bem-estar às crianças. Instrutores internacionais e nacionais deram as instruções aos professores.  Durante 13 semanas, 370 alunos da rede municipal receberam aulas de 90 minutos sobre fundamentos da modalidade e sobre saúde. 

 

Em breve, entre 3 e 7 fevereiro, os docentes que participaram do treinamento passarão por novas instruções para, então, demais profissionais de todo o país. No dia 10, serão treinados 242 professores de Educação Física das redes municipais das outras cidades. No dia 17, o programa começa oficialmente nas escolas, que vão ganhar coletes, cones e cartões de atividades. Os alunos vão ouvir 11 mensagens gravadas de jogadores de futebol, como Lionel Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Marta. 

 

As iniciativas corroboram a importância do esporte como meio de aprendizado e reforça a atuação do CPP na promoção da cultura e educação.

 

Confira o regulamento do Concurso Infantojuvenil “Você e o CPP na Copa”.

 

Projeto 

 

Criado em 2009, ganhou fôlego na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Já foi aplicado na Colômbia, México, Botsuana, Namíbia, Tanzânia e até nas Ilhas Salomão, entre outros países. No Brasil, ganhou apoio dos Ministérios da Educação (MEC), do Esporte, da Saúde e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

 

SECOM/CPP