A Fuvest divulgou a lista de livros obrigatórios para os vestibulares dos próximos três anos (2017, 2018 e 2019). Em 2015, os livros exigidos nas provas da Fuvest foram Viagens na minha terra – Almeida Garrett; Til – José de Alencar; Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida; Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis; O cortiço – Aluísio Azevedo; A cidade e as serras – Eça de Queirós; Vidas secas – Graciliano Ramos; Capitães da areia – Jorge Amado; Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.
 

A Pró-Reitoria de Graduação da USP decidiu e aprovou, na última quarta-feira (9), a lista oficial de obras que farão parte dos exames de literatura do vestibular da Fuvest. Houve alteração em relação à última edição do exame.
 

Segundo a publicação da Universia Brasil, entre as mudanças está a inclusão de Sagarana, livro de contos do escritor carioca João Guimarães Rosa, famoso pelo realismo mágico e o regionalismo, e a saída dos livros Til, de José de Alencar, e Viagens na minha terra, de Almeida Garrett. Sentimento do Mundo, de Carlos Drumond de Andrade, saiu para dar lugar a Claro Enigma, também de autoria do poeta. No entanto, a grande novidade ficou por conta da escolha do livro Mayombe, do escritor angolano Artur Carlos Pestana dos Santos, o Pepetela, que relata a vida e sentimentos de um guerrilheiro na Angola da década de 1970.
 

Para as edições de 2018 e 2019 da Fuvest, Capitães da Areia, clássico do baiano Jorge Amado, foi substituído por Minha Vida de Menina, da escritora mineira, filha de pai inglês e mãe brasileira, Helena Morley. A obra, publicada em 1942, é resultado do diário escrito por Helena entre seus 13 e 15 anos. O livro acabou se tornando um retrato divertido e curioso da cidade de Diamantina, em Minas Gerais, durante os anos de 1893 e 1895.
 

Clique aqui e acesse as listas de leituras obrigatórias da Fuvest para os vestibulares de 2017, 2018 e 2019.