Materiais que serão distribuídos pela Seduc aos estudantes/Governo de SP

Professores terão replanejamento e formação por teletrabalho nos dias 22, 23 e 24 de abril

O secretário de Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou nesta quinta-feira (16) que as aulas do projeto de educação a distância começam em 27 de abril. Na mesma data, serão entregues pela Secretaria da Educação (Seduc) kits de material escolar para 3,5 milhões de alunos. Os itens, que contemplam informações para pais e filhos, serão compostos por apostilas de português e matemática, livros didáticos e gibis da Turma da Mônica.

“Queremos que este período domiciliar seja de incentivo à leitura. O material sempre vai ter um gibi, um livro, alguma literatura adaptada à idade da criança, uma ficha de leitura e materiais de orientação às famílias ao uso do Centro de Mídia, com horários de aulas e procedimentos”, disse Soares. Ele ressaltou ainda que a entrega será feita em escolas, com agendamento, pela Polícia Militar ou por transporte escolar, evitando qualquer tipo de aglomeração.

Todo o material vai contemplar aulas virtuais que serão ministradas pela internet e TV. O conteúdo poderá ser acompanhado pelo aplicativo Centro de Mídias SP, que pode ser baixado em aparelhos com sistema Android e IOS e terá internet gratuita, ou pelo site do governo do estado. Estudantes e professores precisam fazer login com os dados da Secretaria Escolar Digital (SED) para terem acesso.

A Seduc informou ainda que as aulas serão transmitidas pelo canal 2.2, da TV Cultura Educação, que foi criado exclusivamente para o ensino EAD. A iniciativa também foi pensada para quem não tem acesso à internet ou tecnologia. Segundo Soares, ninguém ficará para trás nos estudos, pois haverá um programa de recuperação e de busca ativa, prevendo uma evasão escolar depois que a pandemia passar.

CALENDÁRIO PARA PROFESSORES

De acordo com o secretário, professores e servidores das 5,1 mil escolas serão orientados por meio de teletrabalho nos dias 22, 23 e 24 de abril. “Teremos momento de planejamento entre professores e as escolas da rede. Os profissionais receberão formação sobre como utilizar as ferramentas e como poderão atuar também de forma proativa”, afirmou Soares.

No dia 27, será retomado o primeiro bimestre, com atividades em casa e distribuição de horários por séries. Rossieli adiantou que a Seduc vai emitir normas para regulamentar o andamento do ano letivo e as atividades a distância, entre outros.

Por fim, Rossieli Soares destacou que haverá ainda amplo programa de recuperação para depois da pandemia. “Se o jovem não pôde, por algum motivo, acessar a tecnologia, o canal de TV, terá acompanhamento. Ninguém ficará para trás no estado de SP. Vamos preparar o retorno. Por enquanto, vale ressaltar que o momento é de ficar em casa. Mas ficar em casa com educação.”

As atividades que serão disponibilizadas na próxima semana não contarão como calendário escolar. As atividades serão consideradas somente a partir do dia 22 de abril. Não há previsão de retorno das aulas presenciais.