Juraj Varga/Pixabay

Orientação vale para saídas de extrema necessidade, como ida a mercado e farmácia, e não descarta necessidade de ficar em casa

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (23) a recomendação do uso de máscara nos 645 municípios do estado de São Paulo como forma de prevenção ao coronavírus. A medida constará em decreto que será publicado nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo Doria, em alguns municípios, prefeitos acertadamente já anunciaram o protocolo das máscaras, caso da Prefeitura da Cidade de São Paulo. “Agora, estendemos a todos os demais municípios”, informou o governador. 

“É importante que esta recomendação seja seguida pelas pessoas que, em caso de extrema necessidade, precisam sair de suas casas. Isso não tira a obrigatoriedade, a recomendação de salvar vidas, que é ficar em casa. Mas se você tiver que ir ao supermercado, à farmácia ou a um estabelecimento, vá de máscara”, orientou.

O governador reforçou ainda que as pessoas podem usar máscaras de pano, que são aceitáveis pela medicina. “São Paulo segue assim uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde para um efeito protetor contra o coronavírus.”


ISOLAMENTO SOCIAL

Doria alertou também sobre a taxa de isolamento no estado e fez um apelo à população a necessidade da medida. “Ontem, a taxa na capital de São Paulo foi de 48%. Isso é grave, acendendo o sinal amarelo. “Nós não podemos baixar de 50%. Essa é a orientação da medicina e da ciência. Portanto, você que mora na região metropolitana, por favor, nos ajude a não disseminar o vírus e não colocar em risco a sua vida e de seus familiares.”

O Sistema de Monitoramento Inteligente mostrou a taxa, de acordo com o governador. Ele destacou as cidades do interior do estado que, no último dia 21, atingiram níveis superiores a 60%. “Quero cumprimentar os prefeitos e prefeitas e a população por terem seguido a nossa recomendação de permanecerem em casa. Vocês estão ajudando a salvar as suas vidas e a vida de outras pessoas na sua cidade.”

Os municípios lembrados foram Ubatuba, Cruzeiro, Bebedouro e Lorena, com 67% de isolamento; São Vicente, Ibiúna, Ribeirão Pires e Cajamar, com 66%; São Sebastião, Caieiras, Mairiporã e Poá, com 65%; Caçapava e Itapecerica da Serra, com 64%; Pindamonhangaba, Votuporanga, Itaquaquecetuba e Sertãozinho, com 63%; e Itanhaém e Arujá, com 62%. “Este é exemplo positivo. A população dessas cidades segue aquilo que a medicina recomenda”, concluiu Doria.