Está em cartaz desde 3 de maio no Teatro Eva Herz o espetáculo “Grande Sertão: Veredas – de João Guimarães Rosa (1908- 1967), considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. A montagem tem interpretação do ator e estudioso da obra, Gilson de Barros,sob a direção de Amir Haddad.

A peça ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas que determinaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinháe Otacília. Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessia do homem humano.

Em 2022 inicia turnê pelo país. A primeira parada é São Paulo, numa vitoriosa temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Depois, Belo Horizonte, no Palácio das Artes e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa – Cordisburgo, Morro da Garça, Curvelo e Três Marias (Andrequicé). Também percorreu os bairros da cidade de São Paulo, intergrando o Circuito Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, e dezoito (18) cidades do interior do estado de São Paulo, no Circuito Cultural SP, da Secretaria Estadual de Cultura. Fechou o ano em Brasília, no SESI DF. Em junho de 2024,o espetáculo irá para Portugual, França e Alemanha.

Atualmente Gilson de Barros também está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso com a parte 2 da trilogia Grande Sertão: Veredas: O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, até o dia 28 de maio.