Em meio às comemorações do aniversário de 463 anos de São Paulo, a comunidade boliviana comemora na próxima terça-feira (24), no Memorial da América Latina, a Festa de Alasitas, tradicional celebração em homenagem a Ekeko, o deus da abundância dos povos andinos. O festival conta com muita bebida e comidas típicas, danças folclóricas, músicas, exposição de artesanato e a esperada cerimônia da bênção das Alasitas.
 

Alasita é a miniatura de qualquer objeto – casa, carro, diploma, dinheiro – que os bolivianos oferecem ao deus Ekeko na crença de que seus sonhos e desejos serão transformados em realidade. Ao meio-dia, quando as miniaturas são benzidas por padres e yatiri (curandeiros) e ganham a “centelha divina”, é que começa a festa.

A Festa de Alasitas é gratuita e aberta ao público – boliviano, brasileiro e de qualquer região. O evento acontece das 12h às 20h na Praça Cívica do Memorial, com abertura oficial às 15h. A tradicional festa da prosperidade boliviana é realizada desde 2014 na Fundação e faz parte do calendário oficial de eventos culturais da cidade.
 

O festival é uma parceria do Memorial, do Governo do Estado de São Paulo, com a Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana “Padre Bento” Feira Kantuta.

Serviço
Festa de Alasitas
Data: 24/01, terça-feira
Horário: das 12h às 20h
Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda
Praça Cívica – Portões 2, 5 e 6
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada gratuita