“Precisamos começar com calma para não entrarmos novamente naquele turbilhão de ansiedade e estresses, no excesso de trabalho e preocupações do final de 2020”
“Ou esse retorno às aulas é orquestrado por uma acolhida socioemocional ou não teremos um sujeito inserido no contexto integral”
Como estamos?
Como vamos?
* Qual será o formato do ensino: presencial, remoto, híbrido?
* O ensino híbrido pode substituir o professor?
* Como estaremos, professores, pais e alunos nesse retorno?
* Educação Socioemocional: o que é e por que é tão importante?
* Quais temas abordar em sala de aula?
* Como começar da melhor maneira possível esse novo ano na Educação?
* Como dar continuidade ao processo de alfabetização?
* Sugestões para professores minimizarem os desafios impostos pela distância da escola.
Fomos formados em uma cultura moldada pela cognição tradicional, mas ela é suficiente para preparar as crianças para um mundo instável, incerto, complexo e ambíguo? Habilidades socioemocionais são fundamentais para enfrentar as mudanças na Educação e na vida. O desenvolvimento das competências pode ajudar educadores e alunos na adaptação ao cenário atual. Precisamos começar com calma para não entrarmos novamente naquele turbilhão de ansiedade e estresses, no excesso de trabalho e preocupações do final de 2020. Foco em planejar ações que possam ser debatidas nas primeiras reuniões de professores e gestores.
Destaque para cinco pontos relevantes. Todos relacionados com o desenvolvimento integral: cognitivo e socioemocional.
* Acolhida dos alunos
* Olhar de escuta
* Relações interpessoais
* Ressignificação da escola como espaço de empatia, coletividade, troca de experiências e aprendizagem
* Aprendizagem como competências intelectuais e emocionais.