“Precisamos começar com calma para não entrarmos novamente naquele turbilhão de ansiedade e estresses, no excesso de trabalho e preocupações do final de 2020”

“Ou esse retorno às aulas é orquestrado por uma acolhida socioemocional ou não teremos um sujeito inserido no contexto integral”

Como estamos?

Como vamos?

* Qual será o formato do ensino: presencial, remoto, híbrido?

* O ensino híbrido pode substituir o professor?

* Como estaremos, professores, pais e alunos nesse retorno?

* Educação Socioemocional: o que é e por que é tão importante?

* Quais temas abordar em sala de aula?

* Como começar da melhor maneira possível esse novo ano na Educação?

* Como dar continuidade ao processo de alfabetização?

* Sugestões para professores minimizarem os desafios impostos pela distância da escola.

Fomos formados em uma cultura moldada pela cognição tradicional, mas ela é suficiente para preparar as crianças para um mundo instável, incerto, complexo e ambíguo? Habilidades socioemocionais são fundamentais para enfrentar as mudanças na Educação e na vida. O desenvolvimento das competências pode ajudar educadores e alunos na adaptação ao cenário atual. Precisamos começar com calma para não entrarmos novamente naquele turbilhão de ansiedade e estresses, no excesso de trabalho e preocupações do final de 2020. Foco em planejar ações que possam ser debatidas nas primeiras reuniões de professores e gestores.

Destaque para cinco pontos relevantes. Todos relacionados com o desenvolvimento integral: cognitivo e socioemocional.

* Acolhida dos alunos

* Olhar de escuta

* Relações interpessoais

* Ressignificação da escola como espaço de empatia, coletividade, troca de experiências e aprendizagem

* Aprendizagem como competências intelectuais e emocionais.