Sedentarismo, excesso de peso, estresse e mau posicionamento no trabalho estão entre as principais causas, afirmam fisioterapeutas

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz uma alerta para as dores nas costas decorrentes de erros na postura.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm, teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida.

Atualmente, os distúrbios dolorosos da coluna vertebral constituem a maior causa isolada de transtornos de saúde e de absenteísmo relacionados ao trabalho.

Por esta razão, é importante multiplicar as informações a respeito das causas, tratamentos e prevenção da doença.

As fisioterapeutas do Iamspe Daniela Chiossi e Juliane Ramos afirmam ser necessário prestar atenção à postura a todo instante.

“Em casa, no trabalho, dirigindo ou andando. Temos que nos vigiar constantemente.”

As causas mais comuns para as dores são o sedentarismo, excesso de peso, estresse, colchão e/ou travesseiro inadequados e mau posicionamento na estação de trabalho.

“As posturas e movimentos inadequados utilizados em nosso dia a dia produzem tensões nos músculos, articulações e ligamentos. Em longo prazo, sobrecarregam o corpo podendo resultar em diversas lesões”, explicam.

O tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com a gravidade de cada caso. No entanto, as orientações e dicas de prevenção devem ser realizadas para todos os pacientes.

“Praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e administrar o estresse são fatores que ajudam a diminuir a dor”, destacam as fisioterapeutas.

Confira dicas para melhorar a postura:

– Como passamos a maior parte do dia sentado, a melhor opção é adaptar o ambiente de trabalho. Fique o mais relaxado possível;

– O topo do monitor deve ficar no nível dos olhos;

– Preste atenção na posição dos pés quando estiver sentado. Eles devem ficar apoiados no chão ou em um descanso para evitar a pressão excessiva na coluna;

– Procure trabalhar sempre com as costas apoiadas. Ajuste o encosto da cadeira de forma que os ombros e quadris fiquem alinhados;

– Intercale longos períodos em uma mesma posição com alongamentos;

– Evite transportar muito peso. Não se deve carregar mais que 10% de seu peso corporal. Se for necessário, mantenha as costas estendidas e flexione os joelhos para pegar o objeto, coloque-o junto ao corpo e levante-se estendendo os joelhos e quadris;

– Quando estiver deitado de barriga para cima, evite levantar depressa. Vire de lado e, somente depois disso, sente-se na beira da cama;

– Um bom colchão é fundamental para uma coluna sadia e deve oferecer apoio e ser confortável, ajudando a manter o mesmo alinhamento da coluna quando estamos em pé.

Secom/CPP