A IBM (Iternational Business Machines), empresa com sede nos Estados Unidos voltada à área de informática, divulgou uma lista com cinco inovações que têm potencial de mudar o modo como as pessoas trabalham, vivem e interagem. O levantamento foi divulgado durante a oitava edição do IBM 5 in 5, ocorrido na semana passada, que mostra perspectivas para os próximos cinco anos. 

 

Entre as novidades da área de TI, que se tornarão mais inteligentes e customizadas por meio de interações com dados, dispositivos móveis e pessoas, melhorias para a sala de aula estão previstas, como o conceito de sala de aula que aprenderá sobre cada aluno. 

 

De acordo com a empresa, o número de indivíduos que não têm educação eficiente é um desafio global. A organização estima que, em termos globais, cerca de dois em cada três adultos não alcançaram o equivalente ao ensino médio. Por isso, é preciso investir em educação e usar a facilidade da informática para tal fim.

 

A proposta é de que a sala do futuro forneça aos educadores as ferramentas necessárias para aprender sobre todos os alunos de maneira individualizada, proporcionando-lhes currículo adaptado desde o jardim de infância até o ensino médio e demais fases de ensino relacionadas ao mercado de trabalho. 

 

Nos próximos cinco anos, estima-se que o ambiente escolar contará com dados longitudinais, como resultados de testes, assiduidade e comportamento do aluno em plataformas de e-learning (ensino eletrônico). A tecnologia levará em consideração não apenas testes de aptidão, mas também o desempenho do estudante em geral. 

 

Um sistema alimentado por análises sofisticadas, baseado em computação na nuvem,  permitirá aos professores identificar os estudantes com mais dificuldade de aprendizado, o que permitirá reconhecer obstáculos e sugerir medidas que ajudarão os discentes a superar desafios. 

 

Os trabalhos serão iniciados em salas de aula dos EUA e, conforme identificação de melhorias no sistema de ensino, devem se estender aos demais campos de atuação da empresa norte-americana.

 

SECOM/CPP