Atendimento vai das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até 26 de abril
A menos de três semanas do final do prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda, mais de 18 milhões de contribuintes ainda não encaminharam o documento à Receita Federal, segundo dados divulgados pelo órgão. Até as 17h desta quinta-feira (11), 12.178.344 declarações haviam recebido, de um total de 30,5 milhões esperadas.
O prazo para entrega do documento termina em 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo corresponde a 20% do imposto devido.
A Sede Central colocou à disposição dos associados e cônjuges, gratuitamente, equipe de profissionais experientes para preenchimento do formulário de Imposto de Renda Pessoa Física ano base/2018, sob coordenação de Geraldino Patureba.
A Central de Atendimento faz agendamento online pelo link ou telefone (11) 3340-05122/124. O interessado pode marcar para ser atendido de manhã (das 9h às 12h) ou à tarde (das 13h às 17h). O atendimento vai até 26 de abril, com triagem de documentação na entrada.
Retificação
A retificação deste ano será às sextas-feiras, com agendamento. Retificação de anos anteriores pode ser agendada a partir de maio, no setor Procuradoria (1º andar).
As restituições começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina. Os valores são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia (taxa Selic), atualmente em 6,5% ao ano.
A restituição do Imposto de Renda ocorre quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que deveria. Assim, ele tem direito a receber de volta parte do valor. A quantia é devolvida até o mês de dezembro do mesmo ano em que foi declarada.
Geralmente, quem paga o IR primeiro também recebe a restituição com maior antecedência. Em 2019, o valor do tributo excedente será entregue de volta aos contribuintes em sete lotes mensais diferentes, a partir do mês de junho. Eles serão liberados sempre no 1º dia útil da segunda quinzena de cada mês.
Datas de liberação dos lotes
15 de junho; 16 de julho; 15 de agosto; 17 de setembro; 15 de outubro; 16 de novembro e 17 de dezembro. No início de cada um desses meses, a Receita Federal liberará a consulta para que o contribuinte verifique se foi contemplado no respectivo lote. Ela pode ser realizada em área específica no próprio site do órgão.
Subsede Leste também oferece serviço
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados devem entrar em contato com Hélio Coutinho, administrador, pelos telefones (11) 2031-2880/5453 ou pessoalmente, na Rua Maria Branca, 4124, Vila Rosário, São Miguel Paulista -SP. E-mail: subsedeleste@cpp.org.br.