Ano sim, outro também

Esqueça as aulas chatas e as histórias sem graça. Na EMEFM Prof. Derville Allegretti, a coordenadora pedagógica Lisandra Paes levou para dentro da sala de aula a sua paixão pelos livros de maneira estratégica. Além da adaptação de obras literárias para o teatro e a sua encenação, faz parte do currículo a contação de histórias. “Eles escolhem os títulos ou a série, que serão lidos em classe, por votação. Isso faz com que muitos dos que não têm vontade, ou mesmo preguiça de pegar um livro, se interesse pelo o que está sendo narrado”, comenta.

Quando a #BienaldoLivroSP começa a ser divulgada a professora passa a receber perguntas constantemente, tais como: “nós vamos, né?”, “fez o agendamento? Estão anunciando…” e “quando, hein?”. Nesta edição, a Derville, que já está devidamente inscrita, prevê levar cerca de 1.500 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. E, como a escola fica em Santana, além dos ônibus, parte dos mais velhos vão com seus monitores a pé ou de bicicleta para o pavilhão do Anhembi – são o chamado “grupinho da saúde”.

 

A farra começa aí e, chegando ao destino, não tem hora para acabar. Os mais empolgados têm de 16 a 18 anos e, muitas vezes, recebem autorização dos responsáveis para permanecer além da hora da excursão no evento. Segundo Lisandra, “[eles] sabem que eu fico o dia inteiro. Alguns pais vão para lá no fim do expediente. A minha filha mesmo me encontra para comprarmos livros.”

 

De perto ou de longe

Para se ter uma ideia de como o roteiro faz sucesso entre a molecada, em 2014 compareceram à #BienaldoLivroSP 1773 escolas. Desse número, boa parte veio de outras cidades. O Colégio Educare, por exemplo, sai de Piratininga para participar das atividades. De acordo com a professora de Língua Portuguesa Vivian Theodoro Borges, que inscreveu o pessoal no passeio, “muitos alunos guardaram a mesada para pagar a viagem e poder comprar livros”. São crianças e adolescentes de 11 a 15 anos, que a enchem de orgulho.

 

Todos aproveitam os descontos nos títulos, mas, independentemente da cidade de origem ou da idade, é unânime: ver os autores favoritos ao vivo não tem preço! (Aliás, aproveite para ver quem já está confirmado nesse ano). Chega a ser engraçado, comenta Lisandra, “no dia seguinte, [os alunos] chegam à aula exibindo os autógrafos que conseguiram, e quem não foi ou não conhece se sente por fora. Isso faz com que um estimule o outro [a ler]”.
 

E agora? Você vai ficar de fora dessa programação toda? Anote aí, e leve a sua escola:

Agendamento escolar #BienaldoLivroSP
Onde: no site (acesse aqui)
Quando: até 30 de julho ou o término das vagas
Quanto: R$ 85 – valor do estacionamento por ônibus
Entrada para alunos e professores: GRÁTIS!

Horários de visitação*:
Manhã: 9h, 10h, 11h e 12h.
Tarde: 13h, 14h, 15h e 16h.
* Período de permanência na Bienal é de 2 horas.

Para mais informações: visite o site