Professores de escolas públicas de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm até o dia 30 de abril para realizar a inscrição na “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O tema desta edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

 

O concurso tem o objetivo de estimular alunos da rede pública a se interessar mais pela leitura e a escrever melhor. Educadores e estudantes realizam oficinas de escrita e leitura a partir de material pedagógico distribuído pela organização do evento. As atividades são desenvolvidas pelos professores durante as aulas de Língua Portuguesa. Ao longo do ano, serão cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e nacional – no mês de dezembro. Os trabalhos serão avaliados por comissões julgadoras específicas para cada etapa.

 

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores redações de alunos de escolas públicas de todo o País. Participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias:

 

– Poema no 5º e 6º anos EF;
– Memórias no 7º e 8º anos EF;
– Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM;
– Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.

 

Em coletiva de imprensa online, realizada hoje à tarde, a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, e a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder, falaram da contribuição do concurso. Para elas, o destaque é estimular a escrita e interpretação de textos além do simples conhecimento da norma culta, abrangendo com isso gêneros textuais como artigos opinativos, informativos, literários, entre outros.

 

Segundo Angela, embora gêneros textuais façam parte do currículo básico das escolas, é interessante fazer com que os alunos pratiquem as modalidades. “As escolas praticam gêneros, mas o conteúdo tende a enfocar mais o âmbito teórico. Então, a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma oportunidade de praticar aquilo que é visto em sala de aula. É uma espécie de extensão”, afirmou. 

 

Mais informações e acesso à ficha de inscrição no site da Olimpíada de Língua Portuguesa.