A apresentação, gratuita, ocorre em 5 de junho na Sala São Paulo e integra a série Concertos Matinais da Fundação Osesp

   

No ano em que o Instituto Baccarelli comemora 20 anos de atuação, e depois de estrear a temporada 2016 na Sala São Paulo (em 1º de maio), a instituição levará ao palco, em 5 de junho, às 11h, a Orquestra Juvenil Heliópolis. Esta apresentação reveste-se de um fato inédito:  desde que foi formada, em 2009, esta será a primeira vez que será regida pelo diretor artístico do Instituto, o maestro Isaac Karabtchevsky.

Sobre essa experiência, o consagrado regente – maestro titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis – diz: “Após intensa e exaustiva preparação do maestro Edilson Ventureli, terei a honra de conduzir estes jovens instrumentistas”. No programa, a Sinfonia em Dó Maior, D 944 – A Grande, de Franz Schubert. A apresentação, gratuita, integra a série Concertos Matinais, da Fundação Osesp.

Ao longo de 2016, os principais núcleos musicais do Instituto se apresentarão, revezadamente, no Auditório MASP Unilever e na Sala São Paulo. O ciclo de concertos dos grupos contam com 5 apresentações na Sala São Paulo e 18 no MASP.
 

SERVIÇO

Data: 5 de junho de 2016 (domingo)
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Julio Prestes, 16, Campos Elíseos – São Paulo (SP)
Ingresso: gratuito*
Capacidade: 1.484 lugares, sendo 15 cadeirantes, 4 obesos e 48 em camarotes cativos

Classificação: livre

Informações: (11) 3223 3966 ou pelo site.

*Ingressos disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo a partir da segunda-feira anterior ao concerto, limitados a quatro por pessoa. A partir de cinco ingressos, será cobrado o valor de R$ 2,00 por ingresso, também limitados a quatro por pessoa. No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição de ingressos será a partir das 10h, limitado a um ingresso por pessoa.

 

SOBRE A ORQUESTRA JUVENIL HELIÓPOLIS

Formada por 60 instrumentistas, a Orquestra Juvenil Heliópolis (OJH) alia a jovialidade de seus músicos – com idades que variam de 14 a 25 anos – com a maturidade e o conhecimento adquirido de seus professores e seu regente titular, Edilson Ventureli. Criada e mantida pelo Instituto Baccarelli, a orquestra está comprometida em promover a democratização do acesso à música de concerto – missão que já levou o grupo a importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Centro Cultural São Paulo e Auditório MASP Unilever, entre outros. O grupo também representou o Instituto em eventos notáveis, como os programas Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília.

 

SOBRE ISAAC KARABTCHEVSKY

Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac Karabtchevsky é, desde 2011, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa orquestra. Nascido em São Paulo, estudou regência e composição na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como regente titular e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996). Recebeu a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês, além de condecorações de praticamente todos os Estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, encontrando na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceira perfeita.