Entender os sentimentos das crianças ajuda muito na adaptação e a fugir do medo do novo
Muitas vezes, a mudança de casa, cidade ou escola é um processo complexo para as crianças, visto que elas podem se sentir emocionalmente abaladas devido à ideia de ter que abandonar sua vida anterior, seus amigos, entre outras situações que se correlacionam. O medo do novo pode gerar muitos sentimentos conflituosos.
A obra “Marisa na nova escola, tudo novo toda hora”, publicada pela Literare Kids, selo infantil da editora Literare Books International e escrita por Miriam V. Flor Park, Roberta Takei, Ronaldo Trindade e Thaís Ferreira S. Lima foi pensada para auxiliar as crianças a lidarem com as emoções relacionadas à mudança do ambiente escolar.
O livro conta a história de uma garotinha chamada Marisa. Ela é uma menina muito alegre e esperta. Porém, recentemente, a sua vida se transformou por completo ao mudar para outro estado com sua família.
Lá, tanto ela quanto seus coleguinhas da nova escola vivem alguns conflitos causados pelas diferenças culturais entre eles. É aí que sua professora, a Senhorita Jane, entra em ação e propõe a realização de um dia cultural na turminha de Marisa, promovendo, portanto, uma familiarização e trazendo reflexões sobre o fato de que a diversidade é algo natural e que até podemos estranhar primeiramente, mas devemos respeitar, tentar compreender e sempre aprender muito por meio dessas diferenças.
O livro é incrivel, sensível e conta com ilustrações lindíssimas!
Sou professora de Língua Portuguesa do 6º ano e certamente vou usá-lo para trabalhar questões sobre diversidades, enfrentamento ao novo e, principalmente, as variantes da nossa língua e o preconceito linguístico.
Um livro completo! Parabéns aos autores!