Romance, filosofia, ciência, matemática, receitas culinárias, infantis, poesias, poema, humor, cartas, mensagens, datas comemorativas, ensaios e crônicas. Os primeiros livros que marcaram nossos primeiros passos: As cartilhas… Lembro-me da ”Caminho Suave”, primeira leitura orientada em sala de aula. E no segundo ano chegavam os livros de texto, era quando o interesse crescia  até a quarta série.

 

Como era rico o livro de admissão ao ginásio, que incluía todas as disciplinas: história, geografia, ciências, português, matemática. No ginásio, iniciávamos uma caça ao tesouro nas ricas bibliotecas das escolas estaduais: José de Alencar, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Senhora Leandro Dupré, Érico Veríssimo, A. J. Cronim, Raquel de Queiros, Jorge Amado, Zélia Gattai, Malba Taham, Gibram Khalil Gibran, Clarice Lispector, Harriet Beecher Stow, Dostoievski, Simone de Beauvoir, Alexandre Dumas Filho, Vitor Hugo, Cervantes, Shakespeare, e todos os que embalaram nossos sonhos de  adolescência, sonhos de  adultos, e que embalam nossas recordações no outono da vida.

Minha homenagem especial a Morris West. Minha homenagem aos Irmãos Grimm, que até os dias atuais suas histórias foram adaptadas ao melhor modelo de leitura. Se fosse falar sobre todos, escreveria não um texto e sim uma enciclopédia. A minha receita é ler, ler e ler  até bula de remédios, pensar muito sobre que se lê. Nos momentos tristes de minha adolescência meu pai abria um livro em determinada página que falava muito sobre o que eu sentia e me consolava. “Luiz de Mattos”, “Racionalismo Cristão”. Todos os pais devem ler para os seus filhos ou lhes falar sobre os livros que leu ou lê.  A você, Professora Marli Lichotto (Monte Aprazível), que me incentivou a leitura e a escrita.

 

A você, Rosa Lichotto (Bibliotecária da Escola Estadual Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel), que a todos os alunos incentivava e nos acolhia com tanto amor. A você, Monte Aprazível, cidade da “alegria e da luz” que estendeu oportunidades aos jovens das cidades vizinhas, de ler e ler muito com uma biblioteca quase impossível para a época.

Professora Laismeris Cardoso de  Andrade, diretora da Sede Regional São Bernardo do Campo

Rua Mediterrâneo, 441, Jardim do Mar
Telefone: (11) 4122-5575
E-mail: saobernardo@cpp.org.br     

Secom/CPP