Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas do Ministério da Educação (Inep), a pedido do jornal Folha de S. Paulo, mostrou que 55% dos professores do ensino médio da rede pública brasileira não possuem formação específica na área em que atuam. O percentual equivale a quase 280 mil docentes do país. 

 

Em física, por exemplo, a proporção de especialistas na matéria é de 17,7%; em química,  33,3%. Na rede particular, a situação é um pouco melhor, com 47% sem formação específica na disciplina em que lecionam.

 

A base de dados é o Censo Escolar de 2012. Considerando as redes públicas e privadas, naquele ano, 53,5% dos docentes não possuíam formação ideal. A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores especialistas no sistema público (8,5%). O estado de São Paulo possui 57%.

 

Em entrevista à Folha, o secretário de educação básica do Ministério da Educação, Romeu Caputo, afirmou que não existe oferta de profissional que acompanhe o ritmo que a rede de ensino precisa. Ele ressaltou, no entanto, que parte do déficit é proveniente de matérias recentemente incorporadas ao currículo. 

 

SECOM/CPP