Fazer um tour virtual no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) é uma boa opção de entretenimento e enriquecimento cultural neste período de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19. De casa, a gente pode circular sem pressa entre coleções e obras de grandes artistas de todo o mundo.

A arquitetura do prédio na Avenida Paulista, projetado por Lina Bo Bardi, já é um grande atrativo. Em seu interior, encontramos um rico acervo com mais de 9 mil obras, entre pinturas, esculturas e objetos. No MASP é possível encontrar obras de Cézanne, Delacroix, Modigliani, Renoir, Picasso, Portinari e Tarsila do Amaral, entre tantos outros grandes artistas, além de artefatos de vários períodos da história mundial.

Por tudo isso, o Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista, é considerado um dos mais importantes do mundo. Claro que uma visita virtual a um museu não é a mesma coisa, mas acrescenta e nos estimula a planejar uma visita física, quando for possível.

O tour virtual no MASP integra uma lista com oito museus brasileiros que disponibilizam seu conteúdo online, publicada no blog Embarque40Mais.

Lives com curadores

Outra novidade bacana do Museu nesse período são as lives semanais no Instagram, toda segunda-feira e sexta-feira, às 18h. Nas lives, conversas entre curadores do museu e convidados.

Além dos conteúdos habituais nas mídias digitais do museu como os #TBTs, a nova série Masp Curadoria em Casa traz comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal. Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto.

E quando for possível e quiser planejar uma visita presencial ao museu, vale conferir como obter entrada gratuita ao MASP.