Pedagoga e escritora Liliane Mesquita utiliza as formas geométricas para levar mensagem de respeito às diferenças entre as crianças
É possível utilizar a matemática para discutir temas presentes no dia a dia como inclusão, diversidade e preconceito? A escritora e pedagoga Liliane Mesquita mostra que sim. No livro Qual é a sua forma?, as formas geométricas ganham vida em uma história que explora a sensibilidade e a imaginação das crianças para fomentar o respeito às diferenças.
Dirigido especialmente para leitores em formação, de 6 a 10 anos, a obra conta a história de um círculo amarelo que precisa se disfarçar para ser aceito pelos moradores de UniCidade. Afinal, lá só viviam triângulos vermelhos e quadrados azuis. Era até difícil de distingui-los, tamanha a semelhança. O círculo amarelo sentia ser apenas mais uma forma repetida entre tantas outras, mas tinha medo da rejeição.
Ao encarar a comunidade, expor seus sentimentos e decidir se mostrar para todos como é de verdade, o protagonista oferece a necessária reflexão para uma situação muito presente entre as crianças: o bullying. Com a leitura própria ou feita pelos pais ou cuidadores, Qual é a sua forma? também estimula reflexões que vão além do ambiente escolar, como o respeito às singularidades e o apoio incondicional a todas as formas de ser e sentir.
Além de escritora, com três livros publicados e mais dois a caminho, Liliane Mesquita desenvolve projetos de estímulo à leitura em Duque de Caxias, onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura. Formada em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional, a carioca é, ainda, contadora de histórias e tem como missão fazer a leitura chegar aos menos favorecidos.