Nesta segunda-feira (28), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou o projeto Rede Universidade do Professor, que abrirá 105 mil vagas para formação de docentes efetivos da rede pública que não estejam atuando em sua área de formação. As vagas são para o segundo semestre de 2016, nas instituições federais de educação, sendo 24 mil presenciais e 81 mil na modalidade a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.

Segundo o Censo Escolar 2015, entre os 709.546 professores efetivos da rede pública, 334. 717 têm formação na disciplina que lecionam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior, ou seja, não têm licenciatura nas disciplinas ou não contam com grau de bacharel na área. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a medida tem como objetivo reduzir o número de professores com formação que não corresponda à disciplina pela qual são responsáveis.
 

Os interessados em dar continuidade a sua formação poderão se inscrever por meio da Plataforma Freire, na internet, entre os dia 5 de abril e 5 de maio. Em seguida, as secretarias de educação estaduais e municipais terão até 6 de junho para validar as inscrições. O resultado será divulgado no dia 30 de junho, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano.
 

Fonte: Universia Brasil