Atualizado em 29 abril, 2023 às 21:58

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira (24), a consulta pública para debater o Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil. A pasta realizou, no mesmo dia, o primeiro de uma série de seis webnários com especialistas e gestores educacionais. Além disso, toda a sociedade pode participar com contribuições por meio da plataforma Participa+. A consulta pública foi instituída por meio de uma portaria no Diário Oficial da União e será encerrada no dia 6 de junho, com possibilidade de prorrogação.

Além dos webnários e do Participa +, a consulta terá, segundo o MEC, audiências públicas regionais; consulta on-line com 100 mil representantes da comunidade escolar; grupos focais e oficinas; pesquisas quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário com amostra representativa de todas as unidades da Federação; reuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de Educação, representações dos movimentos de estudantes e profissionais do ensino médio; seminários e escutas a especialistas.

Pressionado por críticas crescentes de entidades representativas do magistério, entre elas o Centro do Professorado Paulista (CPP), além de educadores, demais funcionários das escolas e estudantes, o governo federal anunciou, no início de abril, a suspensão da implementação do NEM no país.

O CPP é a favor de uma revisão criteriosa da reforma do Ensino Médio, e da proposição de um modelo substitutivo a ser amplamente discutido, que seja qualificado e que prepare efetivamente a juventude para os desafios do mundo de hoje.