Até dezembro, as escolas devem apresentar o valor do reajuste. Salários dos professores e funcionários dos colégios, além de gastos pedagógicos e com a estrutura, devem pesar mais no próximo ano.

 

As escolas já estão enviando os avisos de reajuste das mensalidades aos pais ou responsáveis pelos alunos para o próximo ano. Por lei, a tabela de preços deve ser apresentada aos pais até 45 dias antes do início do ano letivo. A previsão é que o aumento mínimo será de 10%.

 

De acordo com a Sieeesp (Sindicato dos estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), em 2015 as escolas terão de cumprir o acordo de reajuste dos professores e funcionários, cujo aumento é de 2% acima da inflação mais um bônus de produtividade de 0,5%.

 

Como a mensalidade só pode ter um reajuste por ano, o impacto do aumento dos professores deve ser contabilizado agora. Este ano, o aumento médio das mensalidades foi de 10% e no ano anterior, de 8,5%. No estado são cerca de 2,2 milhões de alunos em escolas particulares. Só na capital são 825 mil em 3.750 instituições.

 

Secom/CPP