Professores poderão se inscrever de outubro a dezembro


O Paratodos, com patrocínio da LECCA Investimentos e apoio dos Institutos Alana, Mara Gabrilli e Rodrigo Mendes, lançou o Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017, que visa a premiar experiências pedagógicas inclusivas que foram desenvolvidas por professores de instituições de ensino regular. O objetivo do prêmio é reconhecer, mas também estimular e disseminar, ações inclusivas em todos os segmentos da educação. Podem participar professores da rede pública e da rede particular da Educação Infantil ao Ensino Superior. Em breve, o regulamento da premiação será divulgado no site do Paratodos.

De outubro a dezembro de 2017, professores de todo o Brasil poderão inscrever sua experiência pedagógica referente aos anos letivos de 2016 e 2017. É importante destacar que caberá ao professor de turma apresentar a experiência realizada em sala, observando o que aplicou com a turma toda e como desenvolveu a atividade com o aluno em situação de inclusão. Também precisarão ser informados, além da forma como foi executada a atividade, os resultados práticos da experiência, como o alcance dos objetivos de aprendizagem ou meta individual. Também será preciso relatar o impacto socioemocional na turma e no corpo docente.

Além do vencedor do Prêmio Paratodos de Inclusão Escolar 2017, que receberá um tablet, os melhores relatos serão divulgados no Diversa – plataforma, do Instituto Rodrigo Mendes, de troca de experiências e construção de conhecimento sobre educação inclusiva. As escolas ou faculdades nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas como finalistas serão premiadas com placas comemorativas. A divulgação oficial do resultado, com data ainda a ser definida, acontecerá em maio de 2018.