Atenção: professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas federais, estaduais ou municipais, quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm gratuidade
É emoção que não acaba. As informações se apresentam na chegada dos visitantes: “O novo Museu da Língua Portuguesa renasce no lugar onde nasceu – a estação da Luz. Depois do incêndio que devastou o edifício histórico e tragicamente tirou a vida do bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, o museu reabre atualizado e ampliado, guardando os mesmos fundamentos da sua origem, oferecer aos visitantes um mergulho em nosso idioma, nosso maior patrimônio”.
Mais avivado do que nunca o Museu da Língua Portuguesa reabre repaginado com novas atrações, como um terraço com vista para o Jardim da Luz e para a torre do relógio, símbolo da estação, e a criação um centro de referência de estudos da língua portuguesa, para receber fóruns e permitir a aproximação de pesquisadores.
Carlos Nader escreveu: “Falar e escrever soam tão naturais que nos esquecemos do seu milagre original, aquele em que uma criança de um ano começa a produzir os sons que têm a capacidade mágica de criar sentidos dentro de cabeças alheias. O mistério da língua está intimamente ligado ao mistério da própria existência.”
“A língua portuguesa do Brasil foi gerada nas encruzilhadas dos encontros – voluntários ou compulsórios – entre os europeus, em sua maioria portugueses, africanos, principalmente bantos, e índios, predominantemente tupis. Assim se configuram o Brasil e o português que aqui falamos. Hoje o português é a língua oficial de nove países espalhados em quatro continentes: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também é falado em Damão, Diu, Goa e Macau, e em pequenos focos espalhados pelo mundo”, explicam os painéis.
O Museu da Língua Portuguesa revela o idioma como expressão social, cultural e política de alguns desses povos e nações, com suas especialidades e em permanente transformação por meio de exposições imersivas e interativas.
Importante lembrar: em função da Covid-19 e da necessidade de garantir o distanciamento social, as visitas ao MLP serão realizadas exclusivamente mediante compra antecipada de ingressos, com dia e hora marcados.
Antes da visita, confira os protocolos de segurança sanitária.
Meia-entrada
• Estudantes com carteirinha válida, comprovante de matrícula (do ano corrente, impressa ou digitalizada) ou boleto bancário (com data de vencimento no mês corrente, impresso ou digitalizado).
• Aposentados com comprovante da concessão do benefício (cartão do INSS ou holerite de aposentado).
• Maiores de 60 anos – documento de identidade.
Política de gratuidade
• É obrigatória a emissão antecipada de ingressos, mesmo por quem tem direito à gratuidade.
• Todos os visitantes, aos sábados.
• Crianças até 7 anos.
• Grupos provenientes de escolas públicas [O ATENDIMENTO A GRUPOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO EM RAZÃO DA PANDEMIA].
• Grupos provenientes de instituições sociais sem finalidades lucrativas que trabalham com pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de ofício da entidade [O ATENDIMENTO A GRUPOS ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO EM RAZÃO DA PANDEMIA].
• Professores, coordenadores e diretores, supervisores, quadro de apoio de escolas públicas (federais, estaduais ou municipais) e quadro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). Gratuidade estendida a cônjuge ou companheiro(a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que acompanharem a visita.
• Pessoas com deficiência. Gratuidade estendida a 1 acompanhante.
• Policiais militares, civis e da Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com apresentação do holerite do mês corrente ou anterior (impresso ou digital). A gratuidade é estendida ao cônjuge ou companheiro (a), filhos e menores tutelados ou sob guarda que os acompanharem na visita.
• Taxistas, mediante a apresentação do Condutax. A gratuidade é estendida a 1 acompanhante.
• Visitantes do Circular Turismo SP, mediante apresentação do bilhete válido.
• Funcionários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
• Funcionários dos museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, mediante apresentação do crachá.
• Profissionais de museus filiados ao ICOM, mediante apresentação de carteirinha.
Museu da Língua Portuguesa Site Oficial
Localizado em: Estação da Luz
Endereço: Praça da Luz – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Telefone: (11) 4770-1515