Foto: divulgação

Com certificado de participação, eventos Ateliê Aberto, Museu na Sua Escola e Mesa de debate ‘Educação e culturas indígenas’ acontecem nos dias 28, 29 e 31 de março

O Museu da Língua Portuguesa vai oferecer três atividades virtuais aos professores e outros profissionais da Educação nos dias 28, 29 e 31 de março e 4 e 11 de abril. Gratuitos e com transmissão online, (pelo YouTube e plataforma Zoom), sempre das 19h30 às 21h, os eventos são: Ateliê Aberto: experiências de criação entre a Literatura, a Escrita e a Educação, no dia 28 (terça-feira) e nos dias 4 e 11 (ambos terça-feira); o Museu na Sua Escola: processos participativos de criação e uso de acervos, no dia 29 (quarta-feira); e a mesa de debate “Educação e culturas indígenas”, no dia 31 (sexta-feira).

Estas ações pretendem jogar luz na colaboração da Literatura e da Educação na criação de novas relações com as palavras e no uso do conteúdo do próprio Museu em sala de aula, e ainda mostrar como as línguas e culturas indígenas podem ser inseridas no ensino formal. Para participar das duas primeiras oficinas é necessária inscrição prévia. Para a mesa de debate não é preciso se inscrever.

Abaixo, mais detalhes da programação:    

Ateliê Aberto: voltado para professores e professoras, este curso, em três aulas, pretende mostrar como a Literatura e a Educação podem se fundir para a criação de novas relações com as palavras. A ideia da atividade partiu da experiência dos Ateliês Abertos, desenvolvidos no projeto Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa, que se configuram como lugares de criação coletiva, unindo a prática da escrita, artes visuais e poesia.

Dias 28 de março e 4 e 11 de abril (às terças-feiras), das 19h30 às 21h
Acesse aqui e faça sua inscrição

Museu na Sua Escola: nesta conversa, o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa convida as professoras Carolina Lobrigato e Josiane Gonçalves para uma partilha sobre a experiência de criação e emprego de materiais educacionais baseados no acervo da exposição principal do Museu e os desdobramentos desta atividade na sala de aula, do ensino infantil aos anos finais do ensino fundamental.  

Dia 29 de março (quarta-feira), das 19h30 às 21h
Acesse aqui e faça sua inscrição

Mesa de debate: tendo como gancho a atual mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas indígenas, este debate apresentará como as culturas dos povos originários podem ser inseridas no ensino formal e também aspectos da educação indígena. A professora e artesã Cristine Takuá, o professor e ativista indígena André Baniwa e a professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) Giovana de Cássia Ramos Fanelli vão participar da conversa.

Dia 31 de março (sexta-feira), das 19h30 às 21h
Sem necessidade de inscrição  

Transmissão via YouTube do Museu da Língua Portuguesa