O museu privilegia o equilíbrio entre o lúdico e a ciência

Não é só nos quadrinhos que existem figuras como o Professor Pardal, célebre personagem dos quadrinhos Disney conhecido por ser um prolífico inventor. Na cidade de São Paulo, o Museu das Invenções, também conhecido como Inventolândia, reúne o trabalho de inventores brasileiros e estrangeiros. A instituição concentra um acervo de 500 peças produzidas no País e é uma excelente opção de passeio para toda a família durante as férias escolares de julho.

Confira abaixo alguns dos destaques do acervo:

Bola quadrada (sim, aquela que o Quico, do Chaves, tanto queria, finalmente existe!);
O telefone duplo – ele possui dois fones para que duas pessoas possam fazer ligações simultaneamente;
O desodorante simultâneo – permite que você borrife o desodorante sob os dois braços ao mesmo tempo;
O pente para semi-carecas – o modelo é pensado para quem tem cabelo apenas nas laterais da cabeça;
O basquete de botão;
O piano dobrável – dá pra colocar na mochila e levar para onde você for fazer seu show;
A máquina que recicla água – nesses tempos de seca, já daria para limpar;
Os óculos retrovisores – ideais para aprendizes de espião, eles permitem enxergar quem está atrás, sem precisar virar a cabeça;
O carro adaptado para enchente – ele enche dois cilindros de ar e assim consegue se deslocar pela cidade se houver inundação;
O testa-nota – uma máquina que revela se a sua nota é verdadeira ou falsa.

Conhecer essas e outras invenções estimula a criatividade das crianças e ajuda a desenvolver o gosto pela ciência, segundo Carlos Mazzei, fundador da Inventolândia e presidente da Associação Nacional dos Inventores (ANI). “Existem lugares no mundo que precisamos conhecer ou passar pelo menos uma vez na vida, e tenho a certeza de que o Museu das Invenções é um destes lugares, pois é muito importante que as pessoas tomem contato com o mundo das invenções e das inovações tecnológicas. Diferentemente de outros países, no Brasil não se cultiva o hábito de pesquisar a história dos inventos. Precisamos mudar urgentemente essa realidade.”

O museu ainda funciona como uma importante vitrine para os inventores.  “Recebemos a visita de muitos empresários que encontram aqui diversas invenções de interesse. O Museu acaba funcionando como um grande ponto de encontro entre os inventores e o mercado”, orgulha-se Mazzei.
 

Serviço

Inventolândia

Endereço: Rua Dr. Homem de Melo, 1109, Perdizes, São Paulo

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 10h às 17h

Valor do ingresso: R$ 15

Agendamento de visitas monitoradas pelo telefone: 11 3873 3211 ou pelos sites: www.inventores.com.br / www.museudasinvencoes.com.br .

Fotos do acervo podem ser obtidas em: https://www.flickr.com/photos/associacaoinventores

Site: www.museudasinvencoes.com.br