Foto: divulgação

Museu disponibiliza mostra on-line sobre a prática e memória da comunidade no futebol brasileiro

No dia que se celebra o orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), o Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lança na plataforma online Google Arts & Culture a exposição virtual “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIA+”, que traz luz sobre a prática futebolística dentro da comunidade no Brasil. Clique aqui para acessar.

A mostra é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2020 pelo Centro de Referências do Futebol Brasileiro (CRFB), que mapeou e registrou times, pessoas, eventos e lugares relacionados à prática e à memória do futebol LGBTQIA+ no Brasil com entrevistas e pesquisa on-line.

Nestes dois anos, foram levantados mais de 80 times que jogam futsal ou futebol society, de todas as regiões do país, reforçando a pluralidade que permeia o esporte. Assim, a exposição conta quem são esses personagens e relata como equipes e campeonatos foram formados e em que contexto se apresentam nos dias atuais.

O objetivo é ressaltar o poder transformador do futebol em questões relacionadas ao gênero e/ou sexualidade e contribuir para o fortalecimento do respeito e da inclusão na modalidade, pauta apoiada e promovida pelo Museu do Futebol. Além da exposição virtual, é possível saber mais sobre o tema e o mapeamento feito pelo CRFB do acervo e do site do Museu do Futebol.   

 
Quer ajudar a aumentar esse número?  

Você faz parte de alguma equipe LGBT+ e gostaria de compartilhar sua experiência com o Museu do Futebol? Entre em contato pelo email crfb@museudofutebol.org.br.

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo. Grátis às terças-feiras.