Atualizado em 27 fevereiro, 2024 às 13:45
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu, nesta terça-feira (20), durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP, que os professores da rede pública estadual paulista precisam de melhores salários e condições de trabalho.
Tarcísio declarou, na ocasião: “A gente sabe que o melhor professor ainda não tem a melhor condição, que eles não têm a melhor estrutura nem os melhores salários, mas eles têm muito amor”.
O Centro do Professorado Paulista (CPP), governador, faz questão de lembrá-lo que nem só de amor vive o professor. Só o amor, o mais nobre dos sentimentos, não paga as contas do mês tampouco minimiza as precárias condições de trabalho as quais o magistério há anos é submetido no estado de São Paulo.
Já que o senhor mesmo reconheceu que as escolas, a situação e o salário dos professores não são ideais, que tal começar respeitando os docentes pagando corretamente o piso nacional do magistério no estado de São Paulo, sem o mísero abono complementar?
Desistir da acintosa proposta de reduzir as verbas para a Educação, dos atuais 30% da arrecadação previstos na Constituição Estadual para 25%?
E se o seu governo tratasse dignamente o professor, ao contrário do que fez no pior processo de atribuição de aulas da história na rede estadual?
E o que dizer, então, de investir em boas estruturas e equipamentos nas escolas do povo e na qualificação e valorização dos professores?
Não sabe, não entende a educação e não sabe que os educando são futuro do Brasil, Tarcísio inimigo da educação
Amor, infelizmente, não paga conta de água,de energia,supermercado, não veste e nem calça. Os políticos deveriam viver de amor, então.
Amor não paga conta, gostaria de convida -lo para assistir minha aula.
Outra coisa para comer a merenda que manda para as crianças.
Duvido que comeria!
Lamentável o caos que a dupla Tarcísio e Feder fizeram na educação de São Paulo….nada pior até hoje….
O problema do professor não é só São Paulo. É em todo o Brasil, exceto dois ou três estados que diferem dos demais. Nada mais desgastante que estar numa sala de aula com 32, 35 e até 38 crianças ba sala. Sem recursos sem material de uso pedagógico e outros fatores, além do mais crianças e jovens com dificuldades, diferentes classes de famílias o professor maioria das vezes passa pelo papel de pai, mãe, médico, psicólogo, mediador de conflitos e no final do mês, a sua recompensa é um mísero salário e se passar de 2 salário mínimo, sofre descontos do imposto de renda. Por isso, hoje há em torno de mais de 50000 vagas para a profissão e a cada ano a profissão deixa de ser uma profissão do futuro.
Amor: o mais nobre dos sentimentos.
Professor: a mais nobre profissão (dizem).
Então por que é tão difícil ser professor em São Paulo? Por que tantos desistem de ser professor?
Todos já sabemos, não é por acaso. O desmanche da Educação é um projeto.
Boa tarde! Vamos tirar a prova dos nove. Eu vou aí escolho alguns alunos e, mando eles fazerem uma redação descritiva e, após mando ler qualquer texto.
Dependendo do resultado aí saberemos se existe ensino aprendizagem. Daí se pode cobrar bons salários. Concordo com as instalações em estado perfeito para uso.
Porém, observo que alunos, e, até alguns ditos educadores, não sabem nem ler nem escrever.
Bons salários sim, onde existir educadores capacitados, profissionais que façam valer a pena o educando ir a escola .
Marta Helena, o educando não sabe ler e escrever, pois com essa nova educação continuada, onde o governo só quer números e não realmente alfabetizados, não teremos mesmo. Antigamente o aluno que não sabia repetia o ano, agora somos obrigados a aprová-los. Entao, o problema não está no educador e sim no método de ensino que é totalmente falho, pois o educando sabendo ou não ele passa para a próxima série. Tenho educandos que no 6⁰ ano não sabem ler e escrever. E assim ele literalmente só passa pela escola. Os professores merecem sim boas condições e melhores métodos de ensino e não números para expor que todo brasileiro passou pela escola.
Deveria colocar um.Educador e não um Empresário como Secretário da Educação! Acorda troca logo
Pelo que entendi, ele falou que “os professores trabalham com muito amor e fazem um grande trabalho”
Não foi isso???
Tenho nojo desse cara, graças a ele estou desempregado, com essas reformas absurdas e sem noção. O cara muda o slogan, mas as estruturas das escolas permanecem há anos do mesmo jeito. Ah ainda quem defende esse cão….Ele deveria doar por amor o salário dele pra eu só assinar leis, resoluções e portaria.
Esse governo está de gozação com os professores, nem o 3,62 do piso de 2024 ele está pagando
E o confisco de Dória de nosso salário? Já foi devolvido? Se nem Bolsonaro não abre mão de seus “penduricalhos” em seu pagamento. Por quê o professor tem que aceitar ser roubado?
Magistério não é missão, não é apostolado, há que se ter vocação, mas é necessario salário coomdizente com a importância dessa função , é preciso lembrar que, educação é direito inalienável, a função do politico é transitória, precisa da aprovação, é bom relembrar aos infelizes, qie a lei do retorno é inexorável!
Ser professor, não é missão, é profissão. A profissão mais importante que dá condições ao ser humano ter outras profissões. Precisamos sim, ser valorizados , com um bom salário, condições melhores de trabalho, nossas abonadas de volta. Precisamos ser respeitados
Vocês não gostam da profissão? Ele mentiu então? Está afirmando que professor tem muito amor, não vi em momento algum ele falando que vivem de amor, mas que os docentes têm amor. Faltou um pouco de interpretação textual.
Podia comecar pagando o. INSS dos professores cat. O, que foi descontado e não repassado ao. INSS desde setembro dde 2022.
Todo dia olho meu extrato de contribuição e nada.
Excelência,bom dia. Já que tocou no assunto,vamos sentar e conversar dignamente,de governador para professor. Não culpo Sr,mas dar suporte e determinação,poderes para mestres,mais respeito e dignidade para profissional. Aprovação automática,nem.pensar,como falou o político,sem citar o nome..Levar os estudos mais à sério,melhores condições para ambas as partes.
Parabéns!!!!
Esse governador precisa aprender ouvir os professores e as entidades que os representam!!
Uma indicação para Secretário da Educação de SP com competência já comprovada Alexandre Schinaider.
Os políticos deveriam viver de amor não são patriotas???
Governador sem noção nenhuma.
Agora eu pergunto: o que esse homem do Rio de Janeiro veio fazer aqui em São Paulo?
O povo que tem culpa.
Coisas do Bolsonaro
Amor não paga boleto,um vale alimentação de 12 reais é uma vergonha,como tem coragem.
No trato com a Educação, esse governo é mais perverso que seus antecessores. Nunca havia presenciado uma atribuição tão desorganizada. Gestores e coordenadores perdidos. Há cada dia uma nova informação. Lamentável a situação educacional no estado de São Paulo.
Verdade coloca um incompetente como Secretário só podia dar nisso
A rede estadual de educação com Tarcísio e Feder virou um Engenho com Senhores, Agregados, Feitor, Capitão do Mato e Escravos ( professores)….
Hoje ele ameniza a fala a favor dos professores, depois das eleições, quando ele não precisar angariar votos não sobrarão falas de desprezo de injustiça contras nós.
Os governantes, os políticos em geral poderiam também viver com um salário igual ao nosso e de amor também,assim queria ver falar falar tão ironicamente dessa vez.
Muitos Pros, trabalham por Amor, mas { Amor não paga contas diversas e nem tão pouco ameniza a bagunça da Atribuição desde ano que foi a das mais ridícula e desorganizada de todos os tempos. Com um secretario sem noção e despreparado para lidar com uma massa de profissionais do maior Estado do País.
Infelizmente…nós mesmos criamos esse estigma ” professores amam escolarização” no decorrer no tempo acreditaram que o nosso trabalho é -apenas- por amor. confundir ou melhor equivocar-se com o sentido de amor… é uma falácia… engodo..um placebo… Também trabalhamos COM amor.
Ninguém pode falar que o governador não tem bom humor e gosta de uma piadinha.
Sr governador, quer trocar o seu salário pelo amor que temos pelo sr??
Quanto ao INSS do professor contrato,que não estão pagando,sem contar que estão sem pagamento, aqueles com o contrato vencido de 2018/19, resumindo só resta uma dúvida: amor no crédito ou débito???
Triste realidade brasileira que nos profissionais da educação pública estamos.
Que país é esse? Que desdenha, desvaloriza os seus professores? Menospreza?
“Maquiada a escravidão oficial outras formas de exploração do homem pelo próprio homem persistente”. LIMA, José (UFABC-2022).
José Roberto de Lima Candido
Especialista em Educação e Direitos Humanos UFABC.
Membro do grupo de pesquisas Africanidades, educação em direitos humanos UFABC.
Universidade Federal do Grande ABC.
Chega uma hora que chega né. Imaginem os professores e professoras do F1 realizando uma greve nacional por reconhecimento como a categoria mais INDISPENSÁVEL do país e portanto merecedora de ser mais renumerada…pararia o gigante adormecido pra acordar e perceber que sem educação não dá. Alô representantes da categoria, demoro🤨
E importante começar pelo salário digno a professores da ativa e aposentados porque amor não paga boletos do mês. Vamos começar a mudar a educação em nosso estado que como sabemos é o mais rico do país.
Boa Tarde!
A cada dia que passa somos desvalorizados!
E uma fala de quem deveria proporcionar uma valorização e dá uma condição melhor de trabalho para os Profissionais da Educação . É inacreditável uma postura de crueldade que vem sofrendo a anos esses profissionais. É um desrespeito com o professor dizer que trabalham por amor.Amor não paga conta, não paga boletos e não supre as necessidades básicas. Os governantes deveriam trabalhar por amor, para servir a população ao contrário ficam no poder de vários mandatos , não precisa de formação e no final ainda sai com uma excelente aposentadoria. Esse sim deveria trabalhar e receber o salário de um professor e fazer todas as formações que um professor necessita.
Pergunta se algum desses governantes deixaria de receber seus salários e privilégios para governar por amor.
Pior atribuição de anos é uma vergonha para os professores ter alguém tão sem noção assumindo um cargo desses.
Os professores aposentados com paridade vão receber também reajuste de 3,15 em 2024?
Maria, não. O índice é apenas para os aposentados sem paridade.
Realmente é mais um tapa na cara dos professores por parte desse governo. Mas, não vamos nos esquecer que, entre os professores, existem aqueles que votaram nesse sujeito e sem a menor dúvida votarão novamente em 2026. Dizem que os professores não são unidos e, eu discordo totalmente disso, pois entendo que parte desses profissionais são verdadeiros analfabetos políticos e, portanto, pensam e agem nos limites do senso comum. Não acompanham os debates sobre educação na Assembléia e muito menos buscam estudar as políticas públicas que são discutidas e/ou impostas e aprovadas. Não possuem tempo para acompanhar e fiscalizar seus sindicatos e se quer vão a uma assembleia, mas certamenteparticipam de atos de golpitas e genocidas, como o organizado por bolsonaristas nesse último domingo. Professores não são se quer um proletariado, pois este ao menos possui consciência de classe.