Foto: Divulgação/Texto: Leonardo Guandeline

Educadores, os influenciadores digitais Tiago Luz e Eldo Dorneles Júnior ajudam colegas, por meio de vídeos didáticos e esclarecimentos de dúvidas na rede social

A pandemia e a tecnologia modificaram a Educação e as formas de interação entre professores e alunos (e também entre os próprios docentes). Percebendo a necessidade dos colegas se inteirarem cada vez mais tecnologicamente, e ainda se adaptarem da melhor maneira a essa nova relação, os professores Tiago Luz, de São Paulo, e Eldo Dorneles Júnior, de Bento Gonçalves (RS), criaram canais no YouTube para ajudar a facilitar o trabalho docente em sala de aula e também discutir assuntos relevantes à vida profissional e funcional dos professores.

Tiago Luz, do @TiagoNaArea, tem mais de 45,4 mil inscritos em seu canal. Professor da rede estadual de São Paulo, ele dá aulas de Educação Física e trata no YouTube dos mais variados temas, desde o que esperar do novo secretário paulista da Educação até nova carreira do magistério e atribuição de aulas.

“A ideia de criar um canal veio em meio à pandemia. Tive uma crise de ansiedade bem forte, e percebi que, em meio à toda aquela situação atípica, os professores careciam de falta de informação em relação à legislação, direitos da categoria, resoluções do governo que afetavam diretamente a vida docente, processos seletivos. E decidi fazer alguns vídeos para abordar estes e outros temas”, salienta.

A vida de docente com a de influenciador digital exige tempo e dedicação. “Sou professor de escola de tempo integral. Há bastante demanda, no canal, dos colegas sobre os mais variados assuntos. Muitas vezes gravo vídeo à noite, de madrugada. Mas, no geral, o retorno dos professores é positivo. A gente tem uma mentalidade na rede estadual de que somos fragmentados, por estarmos em muitas ‘categorias’ que acabam não conversando entre si. A reflexão que eu faço é que estamos todos no mesmo barco. Uns precisam dos outros, e o intuito aqui é ajudar. Sempre que você puder, faça o bem”, finaliza Tiago Luz.

Licenciado e mestrando em História, além de especialista em Sociologia, Gestão e tecnologias digitais aplicadas à área da Educação, Eldo Dorneles Júnior tem mais de 36,6 mil inscritos em seu canal no YouTube, o @ProfEldo. A ideia de criar conteúdo digital surgiu em 2019, um pouco antes da pandemia, mas o trabalho somente se consolidou com o isolamento social.

“Estava na direção de uma escola em Bento Gonçalves, e notei que havia, na ocasião, uma dificuldade muito grande dos professores em fazer uma aula minimamente aceitável de forma remota. Daí o canal surgiu com o intuito de ajudá-los a utilizar essas ferramentas digitais, para melhorar a parte pedagógica. Mas professor não é só sala de aula ou educação remota. Vai muito além. E fui começando a tratar de informação, pois há muita desinformação”, salienta o professor, que fala no YouTube de temas não só relacionados à rede pública gaúcha, mas aos docentes de todo o país, como piso nacional do magistério ou quem é Camilo Santana, o novo ministro da Educação. “Falamos do que o governo daqui do Rio Grande do Sul está fazendo, mas também tratamos do currículo paulista, paraense, dos salários pagos aos professores em todos os estados da federação”, complementa.

Para Eldo Dorneles Júnior, a tecnologia, desde que utilizada da melhor forma, auxilia o trabalho dos professores, mas nunca o substituirá. “O celular pode se tornar inimigo ou o melhor amigo do professor. Nada vai substituir a interação dos seres humanos com seus pares. E durante a pandemia percebemos que o ensino remoto não funcionou 100% na educação básica, por exemplo. A tecnologia vem para tornar a vida do professor mais fácil, se ele souber utilizar em seu benefício”, conclui.