Em encontro realizado nesta quinta-feira, 4, com a presidente Dilma Rousseff, o ganhador da Medalha Fields, considerada o Nobel da matemática, sugeriu a ampliação dos investimentos federais em ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Artur Avila é o único ganhador do prêmio formado em um país emergente.

 

Representantes do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Academia Brasileira de Ciências, também presentes, defenderam que os investimentos no setor devem chegar a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, segundo o presidente da academia, Jacob Palis, o governo investe até 1,2%. “A China já está alcançando os 2%, e propusemos que a presidente inclua esse desafio em seu programa de governo”, ressaltou.

 

De acordo com Palis, Dilma se mostrou favorável à ideia, mas não se comprometeu em incluir o objetivo em seu programa de governo para um segundo mandato, caso reeleita. O pesquisador do Impa e atual Nobel da matemática aproveitou a oportunidade e apresentou o instituto à presidente como modelo para outros campos do conhecimento. “Há flexibilidade administrativa no Impa e isso permite aproveitar talentos tanto na formação quanto no recrutamento de pesquisadores – brasileiros e estrangeiros”, avaliou Avila.

 

O encontro durou aproximadamente 1 hora e contou com a participação dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina; e da Fazenda, Guido Mantega.

 

Secom/CPP