Uma data muito importante está sendo comemorada no dia de hoje, segundo a UNESCO. O Dia Mundial da Educação. A data lembra o Fórum Mundial realizado nos anos 2000, na cidade de Dakar, no Senega. A finalidade do encontro que marcou esta data em 2000 era estabelecer um compromisso mundial pela educação básica, pois na época, o número de analfabetos adultos era de 880 milhões, cerca de 20% da população mundial e a quantidade de jovens não escolarizados era de 113 milhões, dos quais, 110 milhões viviam em países em desenvolvimento.

 

Cento e sessenta e quatro nações assinaram um documento, conhecido como “Marco de ação de Dakar, educação para todos” No dia 28 de abril, comemora-se dessa maneira o Dia Mundial da Educação, principalmente por profissionais da área, destacando-se as metas elaboradas para a educação.  

 

Desde o ano 2000 essa data existe, porém muito ainda precisa ser feito,  uma vez que o assunto só é prioridade nos discursos e não aplicado na prática. A Educação é um direito fundamental que ajuda não apenas o indivíduo, mas contribui para o desenvolvimento de um país. Sua importância vai além do aumento de renda ou das chances de obter um bom emprego. Por intermédio da educação garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. Porém, o processo começa com a família: os pais ensinam aos filhos o que julgam ser certo e como devem se comportar.

 

Isso acontece principalmente com o exemplo que dão no dia a dia, por meio de sua forma de agir dentro de casa e de se relacionar com o mundo de forma geral. Cada sistema de ensino deve ter consciência de seu papel nesse processo, pois terá vital importância na vida de cada indivíduo. Afinal, a educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os direitos.

 

E nós, do CPP, temos ainda no mês de abril, mais uma data para comemorar: os 90 anos do Centro do Professorado Paulista. Uma entidade que nasceu em 30 de abril de 1930, e que tantos  professores se empenharam nesse período, para que os educadores tivessem a oportunidade de trabalhar juntos, irmanados por uma sociedade mais justa, por um Brasil melhor.

 

 O professor Silvio dos Santos Martins é o segundo vice-presidente do Centro do Professorado Paulista