Curso Técnico no Ensino Médio: garantia de profissionalização?
Historicamente, sabemos que em épocas de expansão e de grandes transformações tecnológicas a escola sempre é vista como espaço preparatório de técnicos qualificados em razão de novas prioridades econômicas. No entanto, se analisarmos as diferentes mudanças curriculares e de organização da escola para atender a demanda da economia, podemos perceber uma contradição entre a urgência das mudanças e a lentidão das alterações ou dos resultados educativos pretendidos. Dentre as razões, podemos destacar:
> Quase sempre o Estado decidiu muito, dialogou ou partilhou pouco e sempre procurou ter a primeira e última palavra. Os profissionais da educação, os estudantes e a comunidade ao redor da instituição raramente foram chamados para analisar e decidir sobre suas necessidades e possíveis contribuições visando desenhar o formato e as formas de implantação de cursos técnicos.
Por outro lado, a massificação dos cursos profissionalizantes nas escolas e a falta de investimentos necessários, sobretudo em equipamentos e instalações, sem falar no fundamental, a formação dos professores e professoras, acabaram levando ao nivelamento por baixo e provocando um distanciamento ainda maior entre as escolas públicas e as privadas. <
O Programa de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica – NOVOTEC e o NOVOTEC EXPRESSO superam aquelas questões?
É preciso analisar os dois programas no contexto do “Novo” Ensino Médio. Ele reduziu e pulverizou a carga horária entre a formação geral, o aprofundamento curricular, os itinerários formativos e o aprofundamento curricular do Inova Educação. O fortalecimento do currículo precisa acontecer por meio das áreas de conhecimento, porque são elas que favorecem a integração dos projetos, facilitam o tratamento inter e transdisciplinar e possibilitam a leitura do mundo em qualquer tempo e situação.
Um dos cursos de curta duração previsto no NOVOTEC EXPRESSO é o de Auxiliar de vendas. A pergunta: para qual situação, a das vendas digitais, a tradicional? Será que em médio prazo os conhecimentos aprendidos não estarão superados?
NOVOTEC, assim como o “Novo” Ensino Médio da forma como estão desenhados, sem resolver os problemas de infraestrutura nas escolas, sem um bom programa de formação dos profissionais da educação, acabarão por acentuar a divisão entre uma escola para os pobres, a pública e uma escola para as classes privilegiadas, a particular.
NOVOTEC – NOVOTEC EXPRESSO
O Programa de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica – NOVOTEC foi implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação. Ele teve início no ano de 2021 com o objetivo de oferecer cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos estudantes do Ensino Médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.
O NOVOTEC EXPRESSO é a modalidade de ensino, dentro do Programa NOVOTEC, que oferece cursos de qualificação profissionais ofertadas por meio de escolas técnicas ou instituições tecnológicas de ensino superior. As unidades escolares do Programa Ensino Integral – PEI poderão ofertar cursos de qualificação profissional do Programa NOVOTEC, na modalidade denominada “NOVOTEC EXPRESSO”, como opção ao estudante regularmente matriculado em qualquer série do Ensino Médio.
Resolução SEDUC Nº 86, de 20-9-2021. Dispõe sobre a oferta do Programa de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica – NOVOTEC nas unidades escolares do Programa Ensino Integral – PEI e dá providências correlatas.
Resolução SEDUC 69 de 11-8-2021 – Dispõe sobre o processo de implementação do Novo Ensino Médio e dá providências correlatas.
DECRETO Nº 65.176, DE 09 DE SETEMBRO DE 2020. Dispõe sobre o Programa de Qualificação Profissional e Habilitação Técnica NOVOTEC e dá providências correlatas.
Resolução, de 3-8-2020 – Homologando, com fundamento no artigo 2º da Lei Federal 10.403, de 6-7-1971, a Deliberação CEE 186/2020, que “Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências”.