Promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil a exposição Mestres do Renascimento – Obras Primas Italianas, apresenta aos visitantes na capital paulista, uma seleção inédita de 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da humanidade.
Artistas mundialmente consagrados como Rafael, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Ticiano, assinam as pinturas, esculturas e desenhos provenientes de importantes coleções da Itália.
As alunas do curso de pintura da subsede sul agendaram a manhã de 6 de setembro para admirarem a amostra.
“O Renascimento, como um dos mais importantes períodos da história da arte mundial revelou nomes de talentos inigualáveis. Neste evento, tivemos o privilégio de admirar obras consagradas destes artistas com as explicações da professora Maria Lúcia Ribeiro Prezza, que dá aulas em nossa subsede ” – conta a diretora da subsede sul, professora Elisabete Rosa Fagundes.
O público, bem grande e diversificado, precisa aguardar na fila para entrar no suntuoso prédio do Banco do Brasil. Sua arquitetura elegante reflete o inconfundível estilo Art Noveau, muito aplicado entre 1890 e 1910. Atenciosa, Patrícia, uma das recepcionistas do Centro Cultural explica a história do Banco do Brasil naquele prédio: “ A construção é de 1901, entretanto, o Banco do Brasil se instalou aqui em 1923. Houve restaurações, mas foram preservados os traços e as características originais da arquitetura. O vitral do teto é de beleza indescritível”
Muita gente diferente. Grupos de estudantes da zona leste trocavam ideias com as turmas de alunos de escolas particulares da zona sul de São Paulo.
“ Estamos aqui porque a professora nos disse que vai valer pontos para três matérias – português, arte e história” – conta Wellington Lincon da Silva, aluno de uma escola estadual em Sapopemba.
Duas amigas falando em francês, estudavam o mapa com as ruas de São Paulo.
Trabalhadores de todos os tipos ao lado do pessoal da terceira idade. Gente de todas as classes sociais e faixas etárias tentavam manter uma certa ordem na fila de espera.
Alguns, com um olhar mais crítico percebiam que, apesar de muitos alunos não saberem calcular o valor daquelas obras de arte, ao menos eram privilegiados por estarem ali – com livre acesso aquele patrimônio cultural da humanidade.
Por meio da visita à exposição Mestres do Renascimento, as alunas do curso de pintura da subsede sul do Centro do Professorado Paulista puderam testemunhar que, mesmo que a educação paulista ainda não disponha de excelência de qualidade e que ainda não haja a valorização que os seus profissionais merecem, existe um esforço para promover o acesso democrático à cultura.
Há algo que aponta para a garantia de um ensino dignificado e mais justo às próximas gerações – um fôlego de esperança – um caminho – enfim, uma luz.
Mestres do Renascimento: Obras-primas Italianas em São Paulo
Centro Cultural Banco do Brasil (rua Álvares Penteado, 112, São Paulo)
Até 29 de setembro
Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h
Sábados e domingos das 8h às 23h
Secom / CPP