Atualizado em 31 maio, 2023 às 13:59

Foto: Leila Ofélia

O sociólogo Cesar Callegari, consultor educacional do CPP, participou nesta segunda-feira (22) de um webnário promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para debater o Novo Ensino Médio (NEM). Em sua explanação no encontro online, que faz parte da consulta pública instituída pela pasta sobre o assunto, Callegari criticou o NEM. O CPP é a favor de uma revisão criteriosa do atual modelo, considerado excludente, e da elaboração de uma proposta substitutiva. Esta, todavia, deve ser amplamente debatida no país, principalmente entre os profissionais da Educação e os estudantes.

“O Novo Ensino Médio é reducionista, pois diminui claramente o direito de aprendizagem dos jovens brasileiros. É também excludente, e isto se dá por diversos fatores. Exclui parte significativa da juventude brasileira dos elementos fundamentais de Educação e para o próprio exercício da cidadania. Essa propostaque está aí aprofunda as desigualdades educacionais”, enfatizou o consultor educacional do CPP, quem também preside o Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA).

Problemas no Novo Ensino Médio

Para Callegari, o Ensino Médio é herdeiro de uma crise que vem se construindo ao longo dos anos na educação básica.

“Um dos principais problemas trazidos pelo Novo Ensino Médio é um dispositivo que limita a apenas 1.800 horas aqueles que são os direitos reais dos estudantes brasileiros. Os elementos constitutivos de uma Educação ampla, geral, básica estão sendo reduzidos com a eliminação de muitas aulas, disciplinas, conteúdos e conhecimentos”, acrescentou o sociólogo, ao falar do que hoje ocorre no Ensino Médio público.

Confira abaixo a íntegra do webnário: