Divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na última sexta-feira, 21, o relatório “Avançando Rumo ao Crescimento 2014”, apresentado em Sidney, na Austrália, declara que o Brasil deve resolver problemas estruturais voltados à educação de qualidade, recomendando entre as soluções a melhoria na remuneração dos professores.
A OCDE recomenda também que o país expanda programas de formação profissional por meio de incentivos de desempenho para os profissionais da educação. Essas ações, de acordo com a organização, contribuirão para reduzir as desigualdades brasileiras, visto que a mudança está na educação de qualidade.
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego recebe destaque no relatório como ação notável, uma vez que promove um sistema de ensino profissionalizante com objetivo de ampliar a rede de escolas técnicas federais e de dar treinamento gratuito a jovens de baixa renda.
SECOM/CPP
Não basta ter cursos de extensão, pós graduação, porque mesmo tendo isto tudo, é uma tremenda burocracia pra conseguir ser valorizado e reconhecido. Eu tenho vários cursos de extensão, de aperfeiçoamento, pós graduação, aprovações em 4 concursos e mesmo assim tive minha evolução negada. Alegação: não tenho tempo no cargo ! dou aula há 10 anos, mas não tenho 5 anos na mesma escola, no mesmo cargo…desanimador…