Professores da Educação Básica podem inscrever trabalhos de alunos na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) até o próximo dia 15, às 17h. Destinada a alunos do 6º ao 9º ano do ensinos Fundamental e Médio, incluindo ensino profissionalizante e de jovens e adultos (EJA), a competição abrange atividades sobre saúde e meio ambiente em sala de aula. 

Clique aqui para inscrever um trabalho.

A OBSMA tem o objetivo de incentivar a realização de trabalhos e projetos pedagógicos que estimulem a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. Podem participar obras de produção audiovisual, produção de texto ou projeto de ciências. A expectativa é alcançar mais de 1 mil escolas em 2016. 

Iniciativa da Fiocruz, realizada a cada dois anos, a olimpíada está organizada em seis regiões do Brasil. A cerimônia de premiação ocorrerá na sede da empresa, no Rio de Janeiro, em novembro. Os prêmios são definidos pelo Conselho Nacional da Olimpíada – não divulgados até o momento.

Histórico

Ao longo de sua história, a Olimpíada já recebeu milhares de trabalhos sobre os mais diversos assuntos – dengue, mosquitos, malária, agrotóxicos, saneamento básico, poluição, reciclagem, desastres ambientais, energia renovável, entre tantos outros – demonstrando o seu enorme potencial mobilizador para que escolas e professores fiquem ligados aos debates e reflexões que trazem para o espaço público urgências e desafios a serem enfrentados e superados pela sociedade brasileira.