Depois de desempenho insatisfatório de brasileiros em ciências no Pisa, a Organização Não Governamental (ONG) Todos pela Educação prevê melhor situação, uma vez que a disciplina passará a fazer parte da Prova Brasil, avaliação federal, que, atualmente, só abrange português e matemática.

 

Conforme resultados do exame internacional de estudantes, divulgados na terça-feira, 3, ciências é a matéria em que os alunos brasileiros mais têm dificuldade. O Brasil registrou seu pior desempenho na disciplina (ficou em 59º lugar entre 65 países) e não demonstrou avanço nos últimos três anos.

 

Segundo a diretora da ONG, Priscila Cruz, um dos motivos que explica o baixo desempenho é a falta de ênfase no problema com a disciplina. Em matemática, por exemplo, há anos tem se falado que existem obstáculos, e as medidas melhoraram – embora o país continue como um dos últimos no ranking.

 

De acordo com o ministro da educação, Aloizio Mercadante, é preciso lembrar da diferença de investimento em educação entre os países analisados. Dessa forma, não faz sentido comparar o Brasil com países que investem muito mais na área. 

 

SECOM/CPP