As diretrizes da organização curricular do Ensino Fundamental e Médio foram publicadas (Res. Seduc-85/2020). O objetivo é adequar as matrizes curriculares da Educação Básica às diretrizes educacionais nacionais e estaduais e às metas da política educacional.
Com relação à matriz, se compararmos com a da Resolução SE 66/2019, nos anos iniciais, não existe alteração. No Ensino Fundamental, ela é a mesma daquela para escolas com um turno.
Onde se encaixam na matriz as consequências da evasão e do ensino remoto? Não se encaixam. Se tudo está como antes da pandemia, não foi pensada a adequação da matriz, do Continuum Curricular, ou seja, da progressão continuada, ou da evasão e dos problemas do ensino remoto.
Ao que tudo indica, haverá uma sobreposição de conteúdos e avaliações. A Resolução Seduc-82/2020 indica a necessidade de avaliação e preparo das intervenções para cada estudante. Será isso possível? Se os profissionais da educação forem consultados, acredito que dirão não.
No contexto do isolamento sanitário, a situação nos anos iniciais é mais grave. Apesar do grande esforço das escolas para diminuir as consequências do ensino remoto, o processo de alfabetização foi interrompido justamente no período em que a interação professor(a)-criança é indispensável, assim como o processo de iniciação de escolarização e isso é muito mais grave.
Por tudo isso, seria fundamental a participação dos profissionais da educação, dos conselhos e das entidades da educação na elaboração de um planejamento para a volta às aulas.
Anos iniciais do Ensino fundamental – (1º ao 5º ano)
• Matriz curricular composta pela Base Nacional Comum Curricular e Parte Diversificada. Nela, o componente curricular Projeto de Convivência, nos 1°, 2° e 3° anos, será ministrado pelo professor regente.
• Educação Física e Arte: aulas ministradas por professor especialista no horário regular, nos casos da sua inexistência ou ausência, professor regente da classe assume.
Anos finais do Ensino Fundamental:
• Matriz curricular: Base Nacional Comum Curricular e Parte Diversificada. Esta, composta pelo Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.
• Educação Física – noturno: fora do período.
Carga horária |
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Anos iniciais |
Anos finais |
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– |
Escolas com um ou dois turnos diurnos |
Escolas com noturno excepcionalmente |
25 aulas semanais |
35 aulas semanais |
27 aulas semanais |
– |
7 aulas diárias |
05 aulas diárias |
50 minutos |
45 minutos/aula |
45 minutos |
1.000 aulas anuais |
1.400 aulas anuais |
1.080 aulas anuais |
833 horas anuais |
1.050 horas anuais |
810 horas anuais |
Qual minimo de carga horária para professores séries iniciais .Projeto Bsnco de talentos.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.