A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis apresenta o concerto de encerramento de sua temporada em 2016 no Auditório do MASP, no próximo dia 10 de dezembro, sábado, às 20h30, com entrada franca. O evento terá participação especial da cantora Vanessa Moreno, do Coral Infantil de Paraisópolis e da banda “6 Elementos”.

Sob a regência de Paulo Rydlewski, a orquestra trará na primeira parte do concerto, obras de J.S. Bach, Villa-Lobos e Claudio Santoro e, a seguir, uma série de canções de Milton Nascimento, especialmente escolhidas e orquestradas para o evento, a “Suíte Ouro de Minas”.

“Faremos uma pequena homenagem a Milton Nascimento, um dos nossos maiores compositores populares, que recentemente recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Berklee College of Music”, explica o maestro Paulo Rydlewski, mestre em Musicologia pela USP, que dirige há quase sete anos a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis.

O projeto é financiado com incentivo da Lei Rouanet e tem patrocínio do Bradesco.

 

Serviço:

Concerto com a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

Data: 10 de dezembro de 2016

Horário: 20h30

Capacidade: 374 lugares (vagas especiais para cadeirantes) acessível a deficientes, ar condicionado.

Entrada: Franca. Retirar os convites na bilheteria com uma hora de antecedência

Local: Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP- Av. Paulista, 1578, São Paulo.

 

 

Sobre a Orquestra de Paraisópolis:

A Orquestra Filarmônica de Paraisópolis foi criada em 2010 por iniciativa do maestro Paulo Rydlewski em parceria com a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, e seu presidente Gilson Rodrigues.

Oferece gratuitamente para a comunidade, para toda a cidade de São Paulo e região do ABCD, cursos de lazer musical e profissionalizantes de instrumentos de orquestra, Teoria Musical, História da Música e curso preparatório para vestibular.

A orquestra é formada por membros selecionados entre os melhores alunos, e atua no sentido de divulgar a boa música sinfônica em todos seus estilos, e também profissionalizar seus integrantes. Para tanto, oferece uma prática artística e musical orientada de nível profissional e uma pequena Bolsa de Estudos, que permite aos alunos manter seus estudos até a sua inserção definitiva no mercado de trabalho.

Desde 2010, já passaram pelo projeto 287 alunos e atualmente conta com 98 alunos de instrumento e 28 bolsistas na orquestra.

 

Sétima Arte

A emocionante história da criação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis que completa sete anos de existência no próximo ano deve virar filme. O documentário que começa a ser gravado ainda esse ano terá direção do músico, compositor e cineasta Walther Neto, diretor de criação e arte do Museu do Festival de Cinema de Gramado, inaugurado em agosto desse ano.

 

Programa

J.S. Bach – Concerto de Brandemburgo nº 3, em Sol maior, BWV 1048

Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 9, para orquestra de cordas

Claudio Santoro – Ponteio

Milton Nascimento: Suíte “Ouro de Minas”

· Caxangá

· Cais

· Tristesse

· Pietá

· Voa Bicho

· Caçador de Mim

· Vera Cruz

· Travessia

· Nada será como antes

· Coração Civil

Participação Especial: Vanessa Moreno (voz), Percio Sapia (bateria), Gustavo Sarzi (teclados), Felipe Mota (contrabaixo), Acacio Reis (percussão).

Regente: Paulo Rydlewski