Atualizado em 29 abril, 2023 às 08:19
Levantamento encomendado pelo Instituto Palavra Aberta aponta também que educadores impactos por formação em educação midiática têm repertório mais sólido
Cerca de 73% dos professores brasileiros afirmam estarem preocupados com o cenário de desinformação e fake news que assola o país, mas apenas 40% deles se sentem preparados para lidar com este desafio. O número faz parte de um levantamento realizado pelo Instituto Palavra Aberta com 435 professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de todas as regiões brasileiras. A pesquisa tem por objetivo perceber como os docentes se informam no cotidiano e de que maneira usam as mídias em suas atividades pedagógicas.
Ainda de acordo com o levantamento, 74,5% dos professores entrevistados se sentem bem informados sobre seus temas de trabalho. No entanto, apenas 30% julgam-se bem informados sobre assuntos mais diversos e distantes do seu maior interesse. Além disso, 85% dos educadores participantes declaram usar mídias com frequência em suas aulas. Destes, 97% o fazem para conectar o tema curricular com um acontecimento atual ou para aprofundar temas e conceitos. No entanto, segundo o estudo, o uso de mídias pelos professores em geral não significa que estejam implementando educação midiática.
O Instituto Palavra Aberta coordena o EducaMídia, programa de educação midiática dedicado a formar professores nesta temática, em parceria com empresa Quantas, especializada em estudos quantitativos e construção de métricas em áreas como educação e tecnologia.
O estudo mostrou a importância da formação de educadores desenvolverem competências de educação midiática para, posteriormente, criarem e implementarem atividades para os estudantes. Docentes que foram impactados pela formação EducaMídia revelaram ter um repertório midiático mais amplo, uma vez que usam fontes de informação com mais frequência e de forma mais ativa do que outros professores. Além disso, mostram-se mais arrojados nos objetivos pedagógicos ao recorrer às mídias, buscando formar para o exercício crítico da cidadania.
Enquanto professores não impactados acreditam que a oferta de materiais prontos os faria utilizar conteúdos de mídia em sala de aula, educadores participantes do EducaMídia reconhecem a necessidade de aprofundamento constante para empregar mídias em sala de aula.